A avaliação no internato médico em atenção primária à saúde.

A avaliação no internato médico em atenção primária à saúde.

Autor Medeiros Junior, Martim Elviro de Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Batista, Nildo Alves Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde – EPE
Resumo Estudo de natureza quantitativa e qualitativa realizada por meio de estudo de caso, utilizando Escala Atitudinal do tipo Likert para analisar a partir da percepção de internos e preceptores do Programa de Internato Médico na Atenção Primária à Saúde da Casa de Saúde Santa Marcelina, uma proposta de avaliação com diferentes métodos avaliativos. Foram criadas 28 assertivas pertencentes a quatro dimensões distintas: o desenvolvimento de competências; caráter formativo da avaliação; diversidade e complementariedade de métodos avaliativos e meta-avaliação. Por meio da analise buscou identificar o caráter avaliativo do desenvolvimento de competências no processo proposto; analisar, na percepção dos internos e preceptores, a diversidade e complementariedade dos métodos avaliativos; identificar momentos de diálogo, feedbacks, aprendizagens compartilhadas e utilização da avaliação para tomada de novas decisões nos processos avaliativos do internato em APS. A Escala Atitudinal tipo Likert teve 26 assertivas validadas com perda de apenas 2 assertivas (7,14%) e apresentou um coeficiente de confiabilidade final, calculado pela fórmula de Spearman-Brown, de 0,81%, o que demonstrou nas quatro dimensões das assertivas o olhar positivo dos atores envolvidos, validando o instrumento da pesquisa para investigação desta natureza. A análise foi confrontada segundo os estudos sobre avaliação de Luckesi, Perrenoud e Batista. A pesquisa revelou que houve grande sintonia entre as percepções dos discentes e preceptores sobre o desenho avaliativo proposto para o internato; a dimensão que tratou da diversidade e complementariedade dos métodos avaliativos foi a melhor pontuada, seguida pela meta-avaliação, caráter formativo da avaliação e desenvolvimento de competências.

This study, which presents quantitative and qualitative methodologies, analyzed the Medical Internship Program in Primary Health in the Casa de Saúde Santa Marcelina, from the perception of internal students and preceptors. This is a proposal of evaluation with different evaluation methods. To achieve this goal we used the case study methodology, using Attitudinal Likert Scale. 28 assertions were created belonging to four distinct dimensions: skills development; formative nature of the assessment; diversity and complementarity of evaluation methods and meta-evaluation. The analysis sought to identify the evaluative nature of skills development in the proposed process; examine the perceptions of internal students and preceptors, the diversity and complementarity of evaluation methods; identify moments of dialogue, feedback, shared learning and use of evaluation for making new decisions in the evaluation processes of the boarding school in APS. Attitudinal Likert Scale was validated with 26 probes loss of only 2 probes (7,14%) and showed a final reliability coefficient, calculated by the Spearman-Brown, of 0.81%, which showed the four dimensions of positive assertive look of the actors involved, validating the research instrument for research of this nature. The analysis was compared according to evaluating studies from Luckesi, Perrenoud and Batista. The research revealed that there was great harmony between the perceptions of students and tutors on the evaluation design proposed for the internship; the dimension that dealt with the diversity and complementarity of evaluation methods was the best scored, followed by the meta-evaluation, the formative nature of the evaluation and development of skills.
Palavra-chave Avaliação de Aprendizagem
Internato Médico
Atenção Primária à Saúde
Avaliação Formativa
Diversidade e Complementariedade dos Métodos Avaliativos
Evaluation of Learning
Medical Internship
Primary Care Health
Formative Evaluation
Diversity and Complementarity of evaluation methods
Data de publicação 2014
Publicado em MEDEIROS JUNIOR, Martim Elviro de. A avaliação no internato médico em atenção primária à saúde. 2014. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2014
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 120f.
Fonte http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/teses/tese_167_martim_elviro.pdf
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/11600/41914

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