Educação em saúde no contexto da assistencia ao estudante no instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Roraima.

Educação em saúde no contexto da assistencia ao estudante no instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Roraima.

Título alternativo Health Education in assistance to the student in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
Autor Brolini, Gilvan Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Silva, Gilberto Tadeu Reis da Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde – EPE
Resumo A presente pesquisa objetivou analisar a prática de educação em saúde enquanto estratégia de atenção à saúde de estudantes matriculados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR, contexto desta investigação, onde há um ambulatório de atendimento a alunos e servidores no qual atua uma equipe multiprofissional. Com o intuito de ampliar o olhar sobre as práticas educativas em saúde desenvolvidas por estes profissionais, a equipe foi caracterizada, identificando-se o conceito de saúde que norteia sua atuação e quais práticas de educação em saúde ela desenvolve e em quais contextos. Os sujeitos da pesquisa foram os profissionais de saúde que atuam na Coordenação de Assistência ao Estudante do IFRR. Os dados foram obtidos por meio de respostas a questionários elaborados segundo um roteiro semiestruturado. A pesquisa foi desenvolvida segundo a modalidade Estudo de Caso, com abordagem qualitativa. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, do tipo temática. Os resultados revelam que entre os membros da equipe há distintas concepções e entendimentos, o que evidencia a necessidade de um direcionamento destes profissionais. Assim, sugere-se a implementação de um projeto de capacitação que permita aprimorar práticas educativas voltadas à educação em saúde como estratégia primeira na atenção à saúde dos estudantes desta Instituição Federal de Ensino.

This research had the aim of analyzing the practice for health education as a strategy for health attention, concerning the students who are enrolled at IFRR (Federal Institute of Education, Science and Technology in Roraima State), where there is an ambulatory with a multiprofessional team for students and civil workers’ attendance. In order to broaden perspectives upon the educational practices in health developed by these professionals, the team was distinguished, identifying themselves as the concept of health which guides their performance and the practices of education in health they develop as well as the areas. All individuals involved in this research were the healthcare providers who work in the assistance coordination to students at IFRR. The data were obtained by means of responses to questionnaires elaborated in accordance with a semistructured view. Also, the research was made according to the Case Study method based on a qualitative approach. Those data were analyzed by means of contents analysis, which are thematic. The results reveal that, among the members of the team, there are different conceptions and understandings, which shows those professionals need a guidance. Thus, one suggests to implement a training project program that allows to improve educational practices towards health education as a main strategy in healthcare attention of the students from this institution.
Palavra-chave Educação em saúde
Educação
Práticas educativas
Promoção da Saúde
Equipe multiprofissional
Health education
Education
Educational practices
Health promotion
Multiprofessional team
Data de publicação 2014
Publicado em BROLINI, Gilvan. Educação em saúde no contexto da assistencia ao estudante no instituto federal de educação, ciência e tecnologia de Roraima. 2014. 68f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2014
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 68f.
Fonte http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/teses/tese_146_%20%20educacao_saude_contexto_assistencia_gilvan_brolini.pdf
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/11600/41911

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta