O processo de formação profissional no semi-internato: a percepção do acadêmico de enfermagem

O processo de formação profissional no semi-internato: a percepção do acadêmico de enfermagem

Autor Silva, Hellen Ribeiro da Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Ruiz-Moreno, Lídia Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde – EPE
Resumo Os cenários de prática, sobretudo os estágios supervisionados, são de grande relevância para os cursos de graduação em Saúde, pois são ambientes privilegiados ao propiciarem oportunidades ímpares ao delineamento do perfil profissional durante a formação. Objetivou-se avaliar o processo de formação profissional nos semi-internatos (estágios supervisionados) do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará, na percepção discente. Desenvolveu-se um estudo de caso com abordagem quanti-qualitativa com 69 acadêmicos de enfermagem dos 8º e 9º períodos. Realizou-se análise documental do Projeto Pedagógico (PP) e das Ementas Disciplinares dos semi-internatos. Aplicou-se um instrumento tipo Likert com 42 asserções compondo sete dimensões de análise (Desenvolvimento de competências, Metodologias de ensino, Integração ensino-serviço, Relação professor-aluno, Estímulo à autonomia e Articulação teoria-prática e Oferta de Cenários de prática). Considerou-se três zonas para classificação dessas dimensões (conforto, alerta e perigo). Compondo o Likert, disponibilizou-se um espaço aberto para opiniões discentes, que foram analisadas de forma temática, por dimensão. A análise documental revelou que o PP contem aspectos pertinentes há uma adequada formação profissional; apresenta os itens preconizados pelas DCN, pelo SUS e pela realidade social; porém as ementas disciplinares não espelham de forma clara as propostas contidas no PP. A maioria das dimensões investigadas encontrou-se na zona de conforto, não necessitando de ações de intervenção imediata por não comprometer o processo de formação profissional, apenas exigindo acompanhamento contínuo. A dimensão relacionada à Oferta dos Cenários de Prática situou-se na zona de alerta, demandando intervenções na ampliação dos cenários de atenção básica. A partir da percepção discente foram identificados espaços para melhorias na formação. Em geral, verificou-se percepção discente positiva sobre o processo de formação profissional nos semi-internatos. As opiniões mostraram-se coerentes, críticas, reflexivas e comprometidas ao atual contexto de mudanças na educação em saúde do Brasil.

The practice scenarios, especially supervised, are of great relevance to undergraduate courses in health, because they are privileged environments while fostering unique opportunities to design professional profile during training. Evaluated the process of training in curricular supervised stages of the Undergraduate Nursing of the Federal University of Pará, in the perception students. Developed a case study with quantitative and qualitative approach with 69 nursing students in the 8th and 9th periods. Held documentary analysis of the Pedagogical Project and of Disciplinary Summaries of curricular supervised stages. Applied an instrument with 42 Likert statements composing seven dimensions of analysis (skills development, teaching methodologies, teaching and service integration, teacher-student relationship, encouraging autonomy and articulation theory and practice and offer practical scenarios). Considered three zones for classification of these dimensions (comfort, warning and danger). Compounding the Likert made available an open space for student’s opinions, which were analyzed thematically, by category. The documentary analysis revealed that Pedagogical Project contains aspects relevant for adequate vocational training; presents recommended items by DCN, by brazilian Public Health System and by social reality, but the Disciplinary Summaries do not reflect adequadament the proposals contained in Pedagogical Project. Most dimensions investigated meet in the comfort zone, not requiring immediate intervention actions because not jeopardize the process of training, only requiring continuous monitoring. The dimension related to the offer of Practice Scenarios stood in the alert zone, requiring interventions in the expansion of primary care settings. From the perception of students identified areas for improvement in training. In general, it was found positive student perceptions about the process of training in curricular supervised stages. The opinions are coherent, critical, reflective and committed to the current context of changes in health education in Brazil.
Palavra-chave Educação
Saúde
Enfermagem
Formação Profissional
Semi-Internatos
Education
Health
Nursing
Training
Curricular Supervised Stage
Data de publicação 2011
Publicado em SILVA, Hellen Ribeiro. O processo de formação profissional no semi-internato: a percepção do acadêmico de enfermagem. 2011. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2011.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Fonte http://www2.unifesp.br/centros/cedess/mestrado/teses/tese_157a_hellen_ribeiro_da_silva.pdf
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/11600/41903

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