How do we know whether there has been progress in teacher autonomy?

How do we know whether there has been progress in teacher autonomy?

Título alternativo Como sabemos se houve progresso na autonomia do professor?
Autor Sprenger, Terezinha Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo This paper presents a case study to illustrate how activity theory (Leontiev 1978; Engeström 1987, 1999) and the expansive learning framework (Engeström 1987, 1999) were used to evaluate the development of teacher autonomy in an online course on preparing EFL classroom materials. It is assumed that the learning by expansion model is similar to conscientização (Freire 1980, 1982), a key element in the development of teacher autonomy, according to the perspective in the study.

Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso que ilustra como a teoria da atividade (Leontiev 1978; Engeström 1987, 1999) e o modelo de aprendizagem por expansão (Engeström 1987, 1999) foram usados para avaliar o desenvolvimento da autonomia de professores alunos em um curso on-line voltado para a preparação de materiais didáticos visando ao ensino-aprendizagem da língua inglesa. Parte-se do princípio de que o processo de aprendizagem por expansão assemelha-se à conscientização (Freire 1980, 1982), elemento considerado fundamental no processo de desenvolvimento da autonomia, conforme a perspectiva adotada no estudo.
Palavra-chave teacher autonomy
conscientização
activity theory
learning by expansion
autonomia do professor
conscientização
teoria da atividade
aprendizagem por expansão
Idioma Inglês
Data de publicação 2008-01-01
Publicado em DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, v. 24, n. spe, p. 577-599, 2008.
ISSN 0102-4450 (Sherpa/Romeo)
Publicador Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Extensão 577-599
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0102-44502008000300010
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0102-44502008000300010 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4181

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0102-44502008000300010.pdf
Tamanho: 3.448MB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta