O lugar de Carlos Gomes na formação social da música brasileira

Exibir registro simples

dc.contributor.advisor Ferreira, Gabriela Nunes [UNIFESP]
dc.contributor.author Rabelo, Alberto Coutinho [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2018-05-10T20:07:14Z
dc.date.available 2018-05-10T20:07:14Z
dc.date.issued 2013-02-18
dc.identifier.citation RABELO, Alberto Coutinho. O lugar de Carlos Gomes na formação social da música brasileira. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, 2013.
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/11600/41793
dc.description.abstract O presente trabalho, focado na trajetória de Antônio Carlos Gomes, compositor campineiro que se tornou representante da música nacional no projeto cultural do Segundo Reinado, visa compreender seu quinhão nos pródromos da formação social da música brasileira e no programa político que objetivava a formação nacional brasileira. A segunda metade do século XIX é marcada pela empreitada política que visava endossar a independência do Brasil através da construção de uma imagem cosmopolita e séria da excolônia lusitana. Carlos Gomes esteve presente nesse movimento e teve seu papel no estabelecimento de uma música nacional. Assim, este trabalho visa investigar como se deu esse processo a fim de compreender o lugar e o tempo de Carlos Gomes na história social da música no país. pt
dc.description.abstract This research is focused on the trajectory of Antônio Carlos Gomes, composer from Campinas that became the representative of national music in the Second Realm's cultural project, aims at the comprehension of Gomes' role in the prodromes of the social formation of Brazilian music and in the political program that objectified the creation of the national issue in the country. The second half of the 19th Century is characterized by the political enterprise which sought to endorse Brazil's independence through the construction of a cosmopolitan and serious image of the portuguese ex-colony, Carlos Gomes was present in this venture and had his role in the estabilishment of a national music. Thus, this thesis aims at investigating this specific process in an attempt to comprehend Carlos Gomes' place and time in Brazilian music and social history. en
dc.language.iso por pt
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pt
dc.rights Acesso aberto pt
dc.subject Carlos Gomes pt
dc.subject Música erudita brasileira pt
dc.subject Ópera pt
dc.subject Segundo Reinado pt
dc.subject D. Pedro II pt
dc.subject Projeto cultural pt
dc.subject Independência pt
dc.subject Cultura pt
dc.subject Identidade pt
dc.subject Nacionalismo pt
dc.title O lugar de Carlos Gomes na formação social da música brasileira pt
dc.title.alternative Carlos Gomes' place in the social formation of Brazilian music en
dc.type Dissertação de mestrado pt
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pt
unifesp.campus Guarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) pt
unifesp.graduateProgram Ciências sociais - EFLCH pt
unifesp.knowledgeArea Ciências sociais pt
unifesp.researchArea Pensamento político e social, Estado e ação coletiva pt



Arquivo

Nome: R.AC. O LUGAR D ... ÚSICA BRASILEIRA. 2013.pdf
Tamanho: 768.7KB
Formato: PDF
Descrição: Alberto Coutinho Rabelo
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Exibir registro simples

Buscar


Navegar

Minha conta