O lugar de Carlos Gomes na formação social da música brasileira

O lugar de Carlos Gomes na formação social da música brasileira

Título alternativo Carlos Gomes' place in the social formation of Brazilian music
Autor Rabelo, Alberto Coutinho Autor UNIFESP Google Scholar
Tutor Ferreira, Gabriela Nunes Autor UNIFESP Google Scholar
Institución Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Programa de posgrado Ciências sociais - EFLCH
Resumen O presente trabalho, focado na trajetória de Antônio Carlos Gomes, compositor campineiro que se tornou representante da música nacional no projeto cultural do Segundo Reinado, visa compreender seu quinhão nos pródromos da formação social da música brasileira e no programa político que objetivava a formação nacional brasileira. A segunda metade do século XIX é marcada pela empreitada política que visava endossar a independência do Brasil através da construção de uma imagem cosmopolita e séria da excolônia lusitana. Carlos Gomes esteve presente nesse movimento e teve seu papel no estabelecimento de uma música nacional. Assim, este trabalho visa investigar como se deu esse processo a fim de compreender o lugar e o tempo de Carlos Gomes na história social da música no país.

This research is focused on the trajectory of Antônio Carlos Gomes, composer from Campinas that became the representative of national music in the Second Realm's cultural project, aims at the comprehension of Gomes' role in the prodromes of the social formation of Brazilian music and in the political program that objectified the creation of the national issue in the country. The second half of the 19th Century is characterized by the political enterprise which sought to endorse Brazil's independence through the construction of a cosmopolitan and serious image of the portuguese ex-colony, Carlos Gomes was present in this venture and had his role in the estabilishment of a national music. Thus, this thesis aims at investigating this specific process in an attempt to comprehend Carlos Gomes' place and time in Brazilian music and social history.
Materia Carlos Gomes
Música erudita brasileira
Ópera
Segundo Reinado
D. Pedro II
Projeto cultural
Independência
Cultura
Identidade
Nacionalismo
Idioma Portugués
Fecha 2013-02-18
Publicado en RABELO, Alberto Coutinho. O lugar de Carlos Gomes na formação social da música brasileira. 2013. 118 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, 2013.
Área de investigación Pensamento político e social, Estado e ação coletiva
Área de conocimiento Ciências sociais
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Restricciones de acceso Acceso abierto Open Access
Tipo Disertación
URI http://repositorio.unifesp.br/11600/41793

Mostrar el registro completo del ítem




Fichero

Nombre: R.AC. O LUGAR D ... ÚSICA BRASILEIRA. 2013.pdf
Tamaño: 768.7Kb
Formato: PDF
Descripción: Alberto Coutinho Rabelo
Abrir fichero

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Buscar


Listar

Mi cuenta