O cinema indigenizado de divino Tserewahú

O cinema indigenizado de divino Tserewahú

Título alternativo Indigenous cinema of divino Tserewahú
Autor Silva, Fernanda Oliveira Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Barbosa, Andréa Cláudia Miguel Marques Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Ciências Sociais - Guarulhos
Resumo Esta dissertação se caracteriza como um estudo acerca do conceito de “cultura” presente na narrativa fílmica construída pelo cineasta indígena Divino Tserewahú em seus sete filmes, todos produzidos pela organização não governamental Vídeo nas Aldeias. Desenvolvo inicialmente uma contextualização histórica acerca do processo de apropriação do conhecimento tecnológico por povos indígenas no Brasil, o que possibilitou a construção e a apresentação de seus discursos por meio do cinema; além de situar, dentro e fora do país, algumas importantes experiências com a utilização do aparato cinematográfico por povos nativos. Ainda apresento uma discussão a respeito do conceito de “cultura” na antropologia e suas diferentes implicações e como esta ideia é apropriada pelos indígenas, tornando-se cultura com aspas. Em seguida, construo um percurso do trabalho de Divino Tserewahú e apresento alguns momentos etnográficos vivenciados junto a este cineasta, além de relacionar os seus filmes ao conceito de “cinema menor”. A abordagem final da pesquisa consiste em uma etnografia fílmica que privilegia os filmes sobre ritual Xavante, nos quais destaco o ritual como sendo o principal marcador do conceito de “cultura Xavante”. A discussão é finalizada com a problematização do que denomino “cinema indigenizado”.

This thesis is characterized as a study of the idea of "culture" in this film narrative constructed by Indian filmmaker Divino Tserewahú in his seven movies, all produced by the nongovernmental organization Video in the Villages. Initially I develop an historical overview of the process of absorption of technological knowledge by indigenous people in Brazil, which made possible the construction and presentation of their speeches through film, besides situating within and outside the country, some important experiences using the cinematic apparatus by native peoples. I also present a discussion about the concept of "culture" in anthropology and its various implications and how this idea is absorbed by the indigenous people, becoming "culture”. Next I describe how Divino Tserewahú develops his work and I present a few moments experienced with this filmmaker, relating his films to the concept of "minor film." The final approach of this research is an ethnography film that focuses on the Xavante’s ritual, in which I highlight the ritual as the main marker of the concept "Xavante culture." The discussion is finished with the problematization regarding the film that I call “indigenized”.
Assunto Antropologia
Etnografia fílmica
Cinema indigenizado
Povo Xavante
Anthropology
Film ethnography
Indigenized Cinema
Xavante people
Idioma Português
Financiador Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Data 2013-02-25
Publicado em SILVA, Fernanda Oliveira. O cinema indigenizado de divino Tserewahú. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo. Guarulhos, 2013.
Linha de pesquisa Arte, cultura e teoria social
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/11600/41748

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Nome: dissertação_2013_FernandaSilva.pdf
Tamanho: 2.523Mb
Formato: PDF
Descrição: Fernanda Oliveira Silva
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