Compreensão de fala em situação de mensagem competitiva em afásicos

Compreensão de fala em situação de mensagem competitiva em afásicos

Título alternativo Comprehension of competitive messages in aphasic patients
Autor Ortiz, Karin Zazo Autor UNIFESP Google Scholar
Peroni, Caroline Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo PURPOSE: to analyze the performance of aphasic patients with mild comprehension disorders in tasks of back-image and selective attention to verbal sounds in listening tasks with competitive message. METHODS: the patients were submitted to an audiological assessment; acoustic immitance measures and measurements of acoustic reflex. An evaluation of comprehension in a propitious listening situation was made using M1-Alpha test. After that, the individuals who were able to understand simple sentences and presented an oral comprehension compatible with the achievement of the dichotic and monotic listening tests, in the presence of a competitive message (PSI) were included in this research. RESULTS: when we compared performance of patients in the sonorous competition conditions, there was a significant difference between test situations with ipsilateral competitive message. We believe that patient s difficulty evaluated in this study is related to the message in a sonorous competition situation, mainly in the ipsilateral competitive message situation. CONCLUSIONS: aphasic patients had difficulty in tasks of back-image and selective attention to verbal sounds with competitive message. These findings contribute to show how the brain lesion and consequently the auditory disorder can interfere in daily oral comprehension in aphasic patients.

OBJETIVO: verificar o desempenho de pacientes afásicos com distúrbios leves de compreensão em tarefas de figura-fundo e atenção seletiva para sons verbais em escuta de mensagem competitiva. MÉTODOS: foram incluídos neste estudo pacientes afásicos com distúrbio de compreensão leve, identificados através da aplicação do teste M1-Alpha. Além disso, deveriam apresentar audiometria tonal nas freqüências de 500Hz, 1KHZ, 2KHZ, compatível com a realização de testes auditivos centrais, medidas de imitância acústica normais e reflexos contralateral presentes bilateralmente. Foi utilizado o teste de identificação de sentenças PSI (Pediatric Speech Inteligibility) - versão em português. Inicialmente, todos os pacientes identificaram as frases que compõem o PSI à viva voz. Em seguida, foram submetidos ao Teste de Escuta Monótica e Dicótica. RESULTADOS: os pacientes apresentaram dificuldades de compreensão estatisticamente significantes na situação de mensagem competitiva ipsilateral, nas situações 0dB e -10dB, além de dificuldades de compreensão também na situação de mensagem competitiva contralateral MCC (- 40 dB). CONCLUSÕES: os pacientes afásicos apresentaram dificuldade na compreensão de estímulos verbais em tarefas de figura-fundo e atenção seletiva, perdendo parte da informação nestas condições. Os achados dessa pesquisa puderam contribuir de forma a elucidar em como a lesão cerebral e, conseqüentemente, o prejuízo de habilidades perceptuais auditivas pode interferir na compreensão de pacientes afásicos no dia-a-dia, em que várias mensagens concorrem de forma competitiva.
Palavra-chave Aphasia
Comprehension
Hearing
Afasia
Compreensão
Audição
Idioma Português
Data de publicação 2008-01-01
Publicado em Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 10, n. 2, p. 226-232, 2008.
ISSN 1516-1846 (Sherpa/Romeo)
Publicador CEFAC Saúde e Educação
Extensão 226-232
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462008000200012
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1516-18462008000200012 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4161

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Nome: S1516-18462008000200012.pdf
Tamanho: 381.7KB
Formato: PDF
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