Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por professores da área da saúde da Universidade Federal de São Paulo

Exibir registro simples

dc.contributor.author Pereira, Teresa Avalos [UNIFESP]
dc.contributor.author Areco, Kelsy Catherina Nena [UNIFESP]
dc.contributor.author Tarcia, Rita Maria Lino [UNIFESP]
dc.contributor.author Sigulem, Daniel [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2016-12-12T13:23:26Z
dc.date.available 2016-12-12T13:23:26Z
dc.date.issued 2016-03
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01482015 pt
dc.identifier.citation PEREIRA, Teresa Avalos et al . Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por Professores da Área da Saúde da Universidade Federal de São Paulo. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 40, n. 1, p. 59-66, Mar. 2016 . pt
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/41264
dc.description.abstract Objetivo: Investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por professores da Unifesp. Métodos: Estudo observacional descritivo do tipo transversal, baseado em amostra aleatória simples composta por 191 respondentes. Estudou-se a associação do número total de 27 TIC com as variáveis idade, sexo, titulação, lecionar em dois ou mais cursos e participação em curso preparatório para docência no ensino superior. Resultados: A idade média foi de 49 anos, 60,7% do sexo feminino, 72,8% em nível de doutorado e 33,0% lecionavam em dois ou mais cursos. Observou-se associação negativa entre quantidade de TIC e idade, e associação direta entre titulação e realização de curso para docência.Conclusão: A quantidade de instrumentos utilizados diminuiu 1,2 a cada dez anos, aumentou 1,8 com a participação do docente em curso preparatório e 1 a cada titulação obtida. pt
dc.description.abstract Objective: To investigate the use of Information and Communication Technologies (ICT) by UNIFESP professors. Methods: Descriptive cross-sectional observational study based on simple random sample of 191 respondents. We studied the association of a total of 27 ICT to the age, sex, academic qualification, status of teaching in two or more courses and involvement in preparatory course for teaching in higher education. Results: The mean age was 49 years, 60.7% female, 72.8% at the doctoral level and 33.0% teaching on two or more courses. We observed a negative association between the amount of ICT and age, and a direct association between academic qualification and having completed teacher training. Conclusion: The amount of instruments used fell by 1.2 every 10 years, and increased by 1.8 with the participation of professors in preparatory courses and by 1 for each academic title obtained. en
dc.language.iso por pt
dc.publisher Revista Brasileira de Educação Médica pt
dc.rights Acesso aberto pt
dc.subject Educação Superior pt
dc.subject Tecnologia Educacional pt
dc.subject Ciência da Informação pt
dc.subject Tecnologia da Informação pt
dc.subject Docentes pt
dc.subject Educação Médica pt
dc.subject Educational Technology en
dc.subject Higher Education en
dc.subject Information Science en
dc.subject Information Technology en
dc.subject Faculty en
dc.subject Medical Education en
dc.title Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por professores da área da saúde da Universidade Federal de São Paulo pt
dc.title.alternative Use of Information and Communication Technologies by teachers of the health area of the Universidade Federal de São Paulo pt
dc.type Artigo pt
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.institution Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM)
dc.identifier.file S0100-55022016000100059.pdf
dc.identifier.scielo S0100-55022016000100059



Arquivo

Nome: S0100-55022016000100059.pdf
Tamanho: 574.2KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Exibir registro simples

Buscar


Navegar

Minha conta