Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por professores da área da saúde da Universidade Federal de São Paulo

Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por professores da área da saúde da Universidade Federal de São Paulo

Título alternativo Use of Information and Communication Technologies by teachers of the health area of the Universidade Federal de São Paulo
Autor Pereira, Teresa Avalos Autor UNIFESP Google Scholar
Areco, Kelsy Catherina Nena Autor UNIFESP Google Scholar
Tarcia, Rita Maria Lino Autor UNIFESP Google Scholar
Sigulem, Daniel Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM)
Resumo Objetivo: Investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por professores da Unifesp. Métodos: Estudo observacional descritivo do tipo transversal, baseado em amostra aleatória simples composta por 191 respondentes. Estudou-se a associação do número total de 27 TIC com as variáveis idade, sexo, titulação, lecionar em dois ou mais cursos e participação em curso preparatório para docência no ensino superior. Resultados: A idade média foi de 49 anos, 60,7% do sexo feminino, 72,8% em nível de doutorado e 33,0% lecionavam em dois ou mais cursos. Observou-se associação negativa entre quantidade de TIC e idade, e associação direta entre titulação e realização de curso para docência.Conclusão: A quantidade de instrumentos utilizados diminuiu 1,2 a cada dez anos, aumentou 1,8 com a participação do docente em curso preparatório e 1 a cada titulação obtida.

Objective: To investigate the use of Information and Communication Technologies (ICT) by UNIFESP professors. Methods: Descriptive cross-sectional observational study based on simple random sample of 191 respondents. We studied the association of a total of 27 ICT to the age, sex, academic qualification, status of teaching in two or more courses and involvement in preparatory course for teaching in higher education. Results: The mean age was 49 years, 60.7% female, 72.8% at the doctoral level and 33.0% teaching on two or more courses. We observed a negative association between the amount of ICT and age, and a direct association between academic qualification and having completed teacher training. Conclusion: The amount of instruments used fell by 1.2 every 10 years, and increased by 1.8 with the participation of professors in preparatory courses and by 1 for each academic title obtained.
Palavra-chave Educação Superior
Tecnologia Educacional
Ciência da Informação
Tecnologia da Informação
Docentes
Educação Médica
Educational Technology
Higher Education
Information Science
Information Technology
Faculty
Medical Education
Idioma Português
Data de publicação 2016-03
Publicado em PEREIRA, Teresa Avalos et al . Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por Professores da Área da Saúde da Universidade Federal de São Paulo. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 40, n. 1, p. 59-66, Mar. 2016 .
Publicador Revista Brasileira de Educação Médica
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01482015
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0100-55022016000100059 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/41264

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Nome: S0100-55022016000100059.pdf
Tamanho: 574.2KB
Formato: PDF
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