Módulo 5 - Currículo e Direitos Humanos

Show simple item record

dc.contributor.author Mello, Paulo Eduardo Dias de [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2016-09-29T13:47:20Z
dc.date.available 2016-09-29T13:47:20Z
dc.date.issued 2016-09-28
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/41162
dc.description.abstract UNIDADE 1 - As teorias tradicionais do currículo. Objetivos: Apresentar as “teorias do currículo”: tradicionais, críticas e pós-criticas; Compreensão as teorias do currículo em suas implicações práticas e Problematizar as chamadas teorias tradicionais do currículo. UNIDADE 2 - As teorias críticas do currículo. Objetivos: Compreender o surgimento das chamadas “teorias críticas” e suas implicações; Discutir conceito como pedagogia crítica, currículo oculto, currículo oficial e currículo formal; e Compreensão do espaço escolar edificado e não edificado como currículo. UNIDADE 3 - As teorias pós-críticas do currículo. Objetivos: Compreensão do surgimento das chamadas teorias pós-críticas; Compreensão das proposições e implicações das teorias pós-críticas; e Relacionar teorias pós-críticas com iniciativas do Conselho Nacional de Educação(CNE). UNIDADE 4 - Currículo para a Educação em Direitos Humanos. Objetivos: Entender o processo de construção das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos; Identificar princípios e objetivos da EDH para a escola; Reconhecer as questões controversas em torno da implementação de uma cultura em Diretos Humanos nas escolas. UNIDADE 5 - As propostas curriculares oficiais e os direitos humanos. Objetivos: Discutir a relação entre as propostas curriculares oficiais e os direitos humanos; Analisar os termos/discursos utilizados nesses documentos, seus significados e implicações; e Analisar as disputas sociais e as controvérsias presentes na definição das propostas curriculares oficiais. UNIDADE 6 - O lugar dos direitos humanos no currículo. Objetivos: Refl etir sobre o lugar dos direitos humanos no currículo; Discutir a abordagem sobre direitos humanos numa perspectiva interdisciplinar e transversal; Apontar a educação em direitos humanos para além do espaço da sala de aula. pt
dc.language.iso por pt
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pt
dc.rights Acesso aberto pt
dc.subject Direitos humanos pt
dc.subject Currículo pt
dc.subject Educação pt
dc.subject Propostas curriculares pt
dc.title Módulo 5 - Currículo e Direitos Humanos pt
dc.type Recursos educacionais pt



File

Name: COMFOR-EDH-Mod5.pdf
Size: 3.131Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search


Browse

Statistics

My Account