Mapa conceitual: ensaiando critérios de análise

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dc.contributor.author Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
dc.contributor.author Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]
dc.contributor.author Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
dc.contributor.author Batista, Nildo Alves [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:37:16Z
dc.date.available 2015-06-14T13:37:16Z
dc.date.issued 2007-12-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132007000300012
dc.identifier.citation Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 13, n. 3, p. 453-463, 2007.
dc.identifier.issn 1516-7313
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4073
dc.description.abstract Concept maps are an important instrument for following-up learning processes, and demand the comprehension of their construction methods. The purpose of this study is to present and discuss conceptual maps and their analysis criteria elaborated by students enrolled in the Master Program Teaching in Health Sciences. The selection of analysis criteria were:the quantity and quality of concepts, levels of hierarchy, number of interrelations, words of connection and propositions which express logical meaning, structure of the map: sequential or network, representativeness of contents and creativity. Data were systematized regarding quantitative and qualitative dimensions. Hierarchical structures of rich conceptual meaning and representativeness of the analyzed themes were identified. It was concluded that the construction processes led the students to establish relationships between new contents and their previous knowledge thus creating new possibilities of integration. The analysis was effective as an instrument for the teacher in the health area to develop evaluative practices engaged in the student's learning processes. en
dc.description.abstract Os Mapas Conceituais constituem importante instrumento para acompanhar a aprendizagem, demandando compreender os processos de construção. Este trabalho se propõe a apresentar e discutir critérios de análise de mapas conceituais elaborados por pós-graduandos do Mestrado Ensino em Ciências da Saúde. Os critérios de análise foram: quantidade e qualidade de conceitos, níveis de hierarquia, número de inter-relações, palavras de enlace e proposições com significado lógico, estrutura do mapa, representatividade dos conteúdos e criatividade. Identificaram-se estruturas hierárquicas de significativa riqueza conceitual e representatividade dos temas trabalhados. Acredita-se que o processo de construção levou aos alunos a estabelecerem relações entre os novos conteúdos e seus conhecimentos prévios, criando maiores possibilidades de integração. A análise empreendida mostrou-se valiosa como uma ferramenta de trabalho para o professor da área da saúde, para desenvolver práticas avaliativas comprometidas em apreender os processos de aprendizagem dos alunos. pt
dc.format.extent 453-463
dc.language.iso por
dc.publisher Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartof Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Concept map en
dc.subject Learning evaluation en
dc.subject Teaching in health sciences en
dc.subject Mapa conceitual pt
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt
dc.subject Ensino em ciências da saúde pt
dc.title Mapa conceitual: ensaiando critérios de análise pt
dc.title.alternative Concept map: testing analytical criteria en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) EPM Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde
dc.description.affiliation UNIFESP-EPM CEDESS
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) CEDESS Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) EPM CEDESS
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, EPM, Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, EPM CEDESS
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, CEDESS Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, EPM, CEDESS
dc.identifier.file S1516-73132007000300012.pdf
dc.identifier.scielo S1516-73132007000300012
dc.identifier.doi 10.1590/S1516-73132007000300012
dc.description.source SciELO



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Nome: S1516-73132007000300012.pdf
Tamanho: 151.4KB
Formato: PDF
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