Aderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais

Aderência dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais

Título alternativo Adherece of Nursing Graduation Courses to the National Curricular Guidelines
Adherencia de los Cursos de Pregrado en Enfermería a las Pautas Curriculares Nacionales
Autor Lopes Neto, David Google Scholar
Teixeira, Elizabeth Google Scholar
Vale, Euclea Gomes Google Scholar
Cunha, Fátima Scarparo Google Scholar
Xavier, Iara De Moraes Google Scholar
Fernandes, Josicleia Dumêt Google Scholar
Shiratori, Kaneji Google Scholar
Reibnitz, Kenya Schimidt Google Scholar
Sordi, Maria Regina Lemes De Google Scholar
Barbieri, Márcia Autor UNIFESP Google Scholar
Bocardi, Maria Inês Brandão Google Scholar
Instituição Universidade Federal do Amazonas Escola de Enfermagem
Universidade do Estado do Pará Curso de Enfermagem
Faculdade Católica Rainha do Sertão Curso de Enfermagem
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem
Universidade de Brasília
Universidade Federal da Bahia Escola de Enfermagem
Universidade Federal de Santa Catarina Escola de Enfermagem
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Faculdades da Alta Paulista de Tupã Faculdade de Enfermagem
Resumo The objective of this study was to evaluate the adherence of the Pedagogic Projects of Nursing Graduation Courses (PPC/ENF) to the National Guidelines for the Curriculum of Nursing Graduation Courses (DCN/ENF). It was a descriptive study that compared the information obtained from the reports of the PPC/ENF and the proposals of DCN/ENF, using data collected by INEP/MEC and made available for this study. The data base consisted of all reports from 110 nursing graduation courses that were seeking accreditation or renewal between 2002 and 2006. Sixty aspects of the evaluation were selected and 10. The study reports that the rate of adherence of the nursing courses to the DCN/ENF guidelines was low, 72%. These findings indicate there is a need for nursing courses/schools to adjust the epistemological bases of the DCN/ENF to the proposals of PPC/ENF.

Esta investigación tuvo como objetivo identificar la coherencia/adherencia de Proyectos Pedagógicos de los Cursos de Pregrado en Enfermería (PPC/PE) con/a las Pautas Curriculares Nacionales para esos cursos (DCN/ENF). Estudio descriptivo, comparativo, entre los datos presentes en los PPC/ENF y los propuestos en las DCN/ENF, teniendo como base los informes de los procesos de evaluación conducidos por el INEP/MEC y puestos a disposición para este estudio. La muestra fue constituida por los informes de evaluación, referentes a los procesos de 110 cursos de pregrado en enfermería para reconocimiento o renovación de reconocimiento de los mismos, en el período de 2002 a 2006. Fueron relaccionados 60 aspectos del instrumento y de estos fueron seleccionados 10. El estudio mostró que el índice de adherencia de los PPC/PE a las DCN/ENF fue de 72% considerado bajo, lo que apunta para la necesidad de que las escuelas busquen una mejor vinculación entre las bases epistemológicas presentes en las DCN/ENF y las propuestas en los PPC/ENF.

Esta investigação teve como objetivo identificar a aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem (PPC/ENF) às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para esses cursos. Trata-se de um estudo descritivo, comparativo, entre os dados presentes nos PPC/ENF e os propostos nas DCN, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa do Ministério da Educação e Cultura e disponibilizados para este estudo. A amostra foi constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 110 cursos de graduação. Foram relacionados 60 aspectos do instrumento e destes foram selecionados 10. O estudo revelou que o índice de aderência dos cursos de enfermagem às DCN/ENF foi 72%, considerado baixo, o que aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF.
Palavra-chave Nursing education
Guidelines
Education
nursing
diploma programs
Educação em enfermagem
Diretrizes
Programas de graduação em enfermagem
Idioma Português
Data de publicação 2007-12-01
Publicado em Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 60, n. 6, p. 627-634, 2007.
ISSN 0034-7167 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Brasileira de Enfermagem
Extensão 627-634
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000600003
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0034-71672007000600003 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4039

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0034-71672007000600003.pdf
Tamanho: 368.9KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta