Avaliação clínica fonoaudiológica, integralidade e humanização: perspectivas gerais e contribuições para reflexão

Avaliação clínica fonoaudiológica, integralidade e humanização: perspectivas gerais e contribuições para reflexão

Alternative title Speech-language pathology clinical evaluation, integrality and humanization: general perspectives and some thoughts
Author Goulart, Bárbara Niegia Garcia de Google Scholar
Chiari, Brasilia Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Centro Universitário Feevale Instituto de Ciências da Saúde
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract Clinical evaluation is an important instrument for the speech-language pathologist (SLP) successful approach. The aims of this article are: to present some issues concerning the SLP's assessment and approach; contribute to the discussions about SLP's clinical practice; provide some input to the considerations about the individual approach that is possible to each SLP, for better interpersonal contact with the patients and their families in accordance with their peculiarities and demands. With SLP assessment it is possible to achieve a functional communication diagnosis and design an intervention plan. Several studies published in other health related sciences show evidence on the need to review the way the relations between health professionals, patients and their families have been established. Clinical assessment has enormous importance in the SLP approach and constitutes one of the first contacts of the patient and their family with the SLP. Therefore, it is important that these questions are considered in this initial stage of the SLP clinical performance. So, it is crucial that the evaluation management and its correlates receive more attention by SLP undergraduate students, professors and tutors. Also, evaluations of the speech-language and audiology treatment progress must be considered at all times.

A avaliação é um importante instrumento clínico para que a atuação fonoaudiológica tenha êxito. Os objetivos deste artigo são: apresentar alguns pontos para reflexão acerca das diversas questões envolvidas nesta etapa do fazer fonoaudiológico, bem como contribuir com discussões sobre o tema e, quiçá, a busca individual, de cada profissional ou futuro profissional, por formas de atuação que contemplem um contato interpessoal mais aprofundado com o paciente e aqueles que o cercam, de acordo com suas peculiaridades e demandas. A partir da avaliação, é possível fazer o diagnóstico funcional ligado à comunicação e seus distúrbios e elaborar um plano de tratamento. Partindo do pressuposto de que a avaliação clínica está inserida em um importante contexto da clínica fonoaudiológica, constatamos que diversos estudos vêm sendo conduzidos com outros profissionais da área da saúde sobre este tema e constatamos que há necessidade de retomar os rumos das relações entre o profissional, o paciente e seus familiares. Por isso, é importante que as questões abordadas neste artigo sejam consideradas nesta etapa inicial da clínica fonoaudiológica. Para tanto, é essencial que os fonoaudiólogos, desde a formação na graduação, além dos professores e tutores, considerem a importância das questões ligadas à relação entre o profissional, o paciente, seus familiares e outros profissionais durante a avaliação clínica inicial e avaliações sistemáticas para acompanhamento do progresso do tratamento fonoaudiológico proposto.
Keywords Health services
Quality of health care
Humanization of assistance
Comprehensive health care
Serviços de saúde
Qualidade da assistência à saúde
Humanização da assistência
Assistência integral à saúde
Language Portuguese
Date 2007-12-01
Published in Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 12, n. 4, p. 335-340, 2007.
ISSN 1516-8034 (Sherpa/Romeo)
Publisher Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Extent 335-340
Origin http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342007000400014
Access rights Open access Open Access
Type Article
SciELO ID S1516-80342007000400014 (statistics in SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4026

Show full item record




File

Name: S1516-80342007000400014.pdf
Size: 60.65Kb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account