Avaliação clínica fonoaudiológica, integralidade e humanização: perspectivas gerais e contribuições para reflexão

Avaliação clínica fonoaudiológica, integralidade e humanização: perspectivas gerais e contribuições para reflexão

Título alternativo Speech-language pathology clinical evaluation, integrality and humanization: general perspectives and some thoughts
Autor Goulart, Bárbara Niegia Garcia de Google Scholar
Chiari, Brasilia Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Centro Universitário Feevale Instituto de Ciências da Saúde
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Clinical evaluation is an important instrument for the speech-language pathologist (SLP) successful approach. The aims of this article are: to present some issues concerning the SLP's assessment and approach; contribute to the discussions about SLP's clinical practice; provide some input to the considerations about the individual approach that is possible to each SLP, for better interpersonal contact with the patients and their families in accordance with their peculiarities and demands. With SLP assessment it is possible to achieve a functional communication diagnosis and design an intervention plan. Several studies published in other health related sciences show evidence on the need to review the way the relations between health professionals, patients and their families have been established. Clinical assessment has enormous importance in the SLP approach and constitutes one of the first contacts of the patient and their family with the SLP. Therefore, it is important that these questions are considered in this initial stage of the SLP clinical performance. So, it is crucial that the evaluation management and its correlates receive more attention by SLP undergraduate students, professors and tutors. Also, evaluations of the speech-language and audiology treatment progress must be considered at all times.

A avaliação é um importante instrumento clínico para que a atuação fonoaudiológica tenha êxito. Os objetivos deste artigo são: apresentar alguns pontos para reflexão acerca das diversas questões envolvidas nesta etapa do fazer fonoaudiológico, bem como contribuir com discussões sobre o tema e, quiçá, a busca individual, de cada profissional ou futuro profissional, por formas de atuação que contemplem um contato interpessoal mais aprofundado com o paciente e aqueles que o cercam, de acordo com suas peculiaridades e demandas. A partir da avaliação, é possível fazer o diagnóstico funcional ligado à comunicação e seus distúrbios e elaborar um plano de tratamento. Partindo do pressuposto de que a avaliação clínica está inserida em um importante contexto da clínica fonoaudiológica, constatamos que diversos estudos vêm sendo conduzidos com outros profissionais da área da saúde sobre este tema e constatamos que há necessidade de retomar os rumos das relações entre o profissional, o paciente e seus familiares. Por isso, é importante que as questões abordadas neste artigo sejam consideradas nesta etapa inicial da clínica fonoaudiológica. Para tanto, é essencial que os fonoaudiólogos, desde a formação na graduação, além dos professores e tutores, considerem a importância das questões ligadas à relação entre o profissional, o paciente, seus familiares e outros profissionais durante a avaliação clínica inicial e avaliações sistemáticas para acompanhamento do progresso do tratamento fonoaudiológico proposto.
Palavra-chave Health services
Quality of health care
Humanization of assistance
Comprehensive health care
Serviços de saúde
Qualidade da assistência à saúde
Humanização da assistência
Assistência integral à saúde
Idioma Português
Data de publicação 2007-12-01
Publicado em Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 12, n. 4, p. 335-340, 2007.
ISSN 1516-8034 (Sherpa/Romeo)
Publicador Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Extensão 335-340
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342007000400014
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1516-80342007000400014 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4026

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S1516-80342007000400014.pdf
Tamanho: 60.65KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta