Formação docente e o ensino de Pós-Graduação em Saúde: uma experiência na UNIFESP

Formação docente e o ensino de Pós-Graduação em Saúde: uma experiência na UNIFESP

Título alternativo Teacher development and Post-Graduate studies in Health: an experience at the Federal University of São Paulo
Formación docente y enseñanza de Postgrado en Salud: una experiencia en la UNIFESP
Autor Freitas, Maria Aparecida De Oliveira Autor UNIFESP Google Scholar
Seiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo The aim of this study was to analyze the views and conceptions shared by the graduate students who attended the Pedagogy and Didactics in Health Sciences Course, offered by the Graduate Programs at the UNIFESP. The methodological approach consisted of bibliographic research on the higher education teaching; documental analysis involving the national legislation for higher education, teaching and graduate studies and documents related to this Course. Graduate students from 1998 and 2003 were mapped in order to build the samples of those (112 egresses) that were involved in teaching activities. The data were collected through a semi-structured questionnaire. The data analysis, oriented by the Content Analysis Technique, reveals that this experience has an influence on the way these professors understand and practice their teaching skills, showing the importance for the faculty development at the higher education level in Health Sciences.

El artículo trata del significado atribuido a la Disciplina de Formación Didáctico-Pedagógica en Salud por alumnos que cursaron esa disciplina. Esta materia es ofrecida en los Programas de Postgrado de la UNIFESP. El camino metodológico comprendió pesquisa bibliográfica sobre docencia universitaria; pesquisa documental consultas a la legislación nacional sobre enseñanza superior, docencia, postgrado y documentos relacionados a la Disciplina; El relevamiento de los egresados en el período 1998-2003 fue necesario para componer la muestra de los sujetos que ejercieron la docencia (112 egresados) a los cuales se aplicó un cuestionario semi-estructurado. El análisis de los datos, realizado por análisis de contenido, muestra que la Disciplina influenció eses sujetos que actúan en la docencia, indicando su importancia en el proceso de formación docente para el magisterio superior en salud.

O artigo trata do significado atribuído à Disciplina de Formação Didático-Pedagógica em Saúde por egressos, nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIFESP. O percurso metodológico compreendeu pesquisa bibliográfica sobre docência universitária; pesquisa documental à legislação nacional sobre ensino superior, docência e pós-graduação, e documentos relacionados à Disciplina; mapeamento dos egressos no período de 1998 a 2003, para composição da amostra dos sujeitos que estivessem exercendo a docência; aplicação de questionário semi-estruturado a 112 egressos e análise dos dados orientada pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelam influência da Disciplina na atuação da docência desses egressos, indicando sua importância para o processo de formação docente para o magistério superior em saúde.
Palavra-chave Faculty
Area health education centers
Education
graduate
Docentes
Centros educacionais de áreas de saúde
Educação de pós-graduação
Idioma Português
Data de publicação 2007-12-01
Publicado em Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 60, n. 6, p. 635-640, 2007.
ISSN 0034-7167 (Sherpa/Romeo)
Publicador Associação Brasileira de Enfermagem
Extensão 635-640
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000600004
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0034-71672007000600004 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4024

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0034-71672007000600004.pdf
Tamanho: 50.00KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta