Prevalência de desordens de fala em escolares e fatores associados

Prevalência de desordens de fala em escolares e fatores associados

Título alternativo Prevalence of speech disorders in schoolchildren and its associated factors
Autor Goulart, Bárbara Niegia Garcia de Autor UNIFESP Google Scholar
Chiari, Brasilia Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Instituto de Ciências da Saúde
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo OBJECTIVE: To assess prevalence of speech disorders in schoolchildren and its associated factors. METHODS: Cross-sectional study comprising a random sample of 1,810 schoolchildren attending the first grade in public schools in a city of Southern Brazil, in 2001. Schoolchildren aged between five and 11 years were evaluated using a previously validated speech screening test for phonetic and/or phonologic disorders. Data on school failure, gender, age and maternal and paternal schooling were collected to test associations. Associations between variables were analyzed using the Chi-square test. RESULTS: The prevalence of speech disorders in the children studied was 24.6% and they were more prevalent in younger children aged five and six compared to children aged ten or more. Speech disorders prevalence around five years old was 57% and between eight and ten years old was 42%. Speech disorders frequency was similar in both sexes. The prevalence of disorders was associated to maternal and paternal schooling, 79.5% and 78.6%, respectively, when parents had less then one year of study. CONCLUSIONS: The prevalence of speech disorders among schoolchildren studied was higher than that described in the literature. Parental schooling was a major factor associated to these disorders.

OBJETIVO: Verificar a prevalência de alterações de fala em escolares e fatores associados. MÉTODOS: Estudo transversal realizado em amostra aleatória de 1.810 escolares de ambos sexos, matriculados na primeira série de ensino público de Canoas (Rio Grande do Sul), em 2001. Os escolares com idades entre cinco e 11 anos foram submetidos a teste de rastreamento, previamente validado para levantamento de alterações fonéticas e/ou fonológicas. Dados referentes à história de repetência escolar, sexo, idade da criança, escolaridade do pai e escolaridade da mãe foram levantados para testar as associações. As associações entre as variáveis foram analisadas pelo teste do qui-quadrado. RESULTADOS: A prevalência de desordens de fala nas crianças estudadas foi de 24,6% e maior em crianças com cinco a seis anos quando comparadas com as crianças com dez anos ou mais. A prevalência de alteração de fala por volta dos cinco anos de idade foi de 57% e entre oito e dez anos, 42%. A proporção de alteração de fala foi semelhante entre os sexos. As alterações se associaram ao grau de escolaridade das mães e dos pais, 79,5% e 78,6%, respectivamente, com menos de um ano de estudo. CONCLUSÕES: Os escolares estudados apresentaram prevalência de alterações de fala maior que as encontradas na literatura. A escolaridade dos pais foi importante fator associado às alterações.
Palavra-chave Child
Speech disorders
Risk factors
Socioeconomic factors
Cross-sectional studies
Criança
Distúrbios da fala
Fatores de risco
Fatores socioeconômicos
Estudos transversais
Idioma Português
Data de publicação 2007-10-01
Publicado em GOULART, Bárbara Niegia Garcia de; CHIARI, Brasília Maria. Prevalência de desordens de fala em escolares e fatores associados. Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 41, n. 5, p. 726-731, out. 2007
ISSN 0034-8910 (Sherpa/Romeo, fator de impacto)
Publicador Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
Extensão 726-731
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102007000500006
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
Web of Science WOS:000250005500006
SciELO S0034-89102007000500006 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3951

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