A imagem no cinema como choque segundo Walter Benjamin

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Machado, Francisco De Ambrosis Pinheiro [UNIFESP]
dc.contributor.author Quintino, Oberdan [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2016-06-28T14:28:34Z
dc.date.available 2016-06-28T14:28:34Z
dc.date.issued 2012-11
dc.identifier.citation QUINTINO, Oberdan. A imagem no cinema como choque segundo Walter Benjamin. 2012. 130 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2012.
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39339
dc.description.abstract O célebre ensaio “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” de Walter Benjamin salienta a transformação do conceito de obra de arte sob um viés histórico e de produção. Neste sentido, a reprodutibilidade técnica representa uma ruptura com o conceito tradicional de obra de arte quanto aos elementos espaço-temporais que lhe conferem o caráter de obra original e aurática. Nesse contexto, se inserem a fotografia e o cinema que, devido a suas particularidades técnicas, exigem uma nova forma de percepção e recepção da obra de arte, que Benjamin busca caracterizar por meio do conceito de choque. Movimentos de vanguarda do início do século XX, como dadaísmo e surrealismo, exploraram e anteciparam o efeito de choque em suas opções estéticas. Tais fenômenos artísticos se originaram num momento histórico das sociedades modernas industrializadas e de massas, marcado, entre outros, pelo desenvolvimento acelerado da técnica a partir do século XIX e pela crescente penetração desta na vida cotidiana, o que trouxe alterações comportamentais sob vários aspectos, dentre eles a relação entre a experiência individual e coletiva. pt
dc.description.abstract The celebrated essay “The work of art in the age of mechanical reproduction” by Walter Benjamin points out the transformation of the concept of work of art under a historical bias, as well as a bias of production. In that sense, the mechanical reproduction represents a break off the traditional concept of work of art as for the space and time elements that give it the character of an original work with aura. The photography and the cinema are inserted in that context due. The technical characteristics of both of them require a new perception and reception of the work of art. Benjamin characterizes that through the concept of shock. Early twentieth-century avant-garde movements as dadaism and surrealism explored and antecipated the shock effect in their aesthetic options. Those artistic phenomena originated in the modern industrialized and mass societies historical moment characterized by the fast development of the technique from the nineteenth century and the increasing penetration of such a technique in daily life, wich brought with them different changes in behavior, as the relationship between the individual experience and collectiv one. en
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt
dc.format.extent 130 f.
dc.language.iso por pt
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pt
dc.rights Acesso aberto pt
dc.subject Walter Benjamin pt
dc.subject Filosofia pt
dc.subject Fotografia pt
dc.subject Cinema pt
dc.subject Vanguardas pt
dc.subject Experiência pt
dc.subject Choque pt
dc.subject Walter Benjamin en
dc.subject Philosophy en
dc.subject Photography en
dc.subject Cinema en
dc.subject Avant-garde en
dc.subject Experience en
dc.subject Shock en
dc.title A imagem no cinema como choque segundo Walter Benjamin pt
dc.type Dissertação de mestrado pt
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pt
dc.identifier.doi Publico-39339.pdf
unifesp.campus Guarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) pt
unifesp.graduateProgram Filosofia - Guarulhos pt
unifesp.knowledgeArea Filosofia pt



Arquivos deste item

Nome: Publico-39339.pdf
Tamanho: 31.66Mb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples