Wagner e Nietzsche: estações de um encontro

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dc.contributor.advisor Burnett Junior, Henry Martin [UNIFESP]
dc.contributor.author Peterlevitz, Mayra Rafaela Closs Bragotto Barros [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2016-06-20T19:10:35Z
dc.date.available 2016-06-20T19:10:35Z
dc.date.issued 2015-04-29
dc.identifier.citation PETERLEVITZ, Mayra Rafaela Closs Bragotto Barros. Wagner e Nietzsche: estações de um encontro. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2015.
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39241
dc.description.abstract Esta dissertação tem como objetivo analisar as críticas que Nietzsche dirige à música e à política alemãs do século XIX por meio da figura de Richard Wagner, bem como críticas dirigidas propriamente ao compositor, tratando de seu conteúdo e das características que as destacam dentro do pensamento crítico do filósofo. Nesta análise, serão apresentadas também posturas de Wagner sobre música e política, a partir de textos selecionados de sua extensa obra em prosa. Por meio da contraposição dos escritos do filósofo e do compositor, encontram-se suas distintas visões de mundo: as ideias que Wagner defendia por meio de suas obras teóricas (e inseria em suas obras musicais) eram vistas por Nietzsche como expressões da negação da vida, própria da moral dos homens fracos. Enquanto Wagner propagava a crença na redenção da alma e alinhava-se ao nacionalismo alemão, Nietzsche louvava o espírito trágico e rechaçava qualquer submissão da arte aos interesses do Estado. pt
dc.description.abstract This dissertation aims to analyze the criticisms that Nietzsche directs the German music and German policy of the nineteenth century through the figure of Richard Wagner, as well as the criticisms directed to the composer himself, dealing with its content and the characteristics that make it stand out in the philosopher's critical thinking. In this analysis, Wagner’s thoughts about music and policy will also be presented, based on selected texts from his extensive prose works. By the contraposition of the philosopher’s and the composer’s writings, their different worldviews can be found: the ideas that Wagner defended by his theoretical works (and inserted in his musical works) were seen by Nietzsche as expressions of the denial of life, proper of the weak men’s moral values. While Wagner propagated the belief in redemption of the soul and aligned to the German nationalism, Nietzsche praised the tragic spirit and rebuffed any submission of art to state’s interests. en
dc.format.extent 126 f.
dc.language.iso por pt
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pt
dc.rights Acesso aberto pt
dc.subject Música pt
dc.subject Política pt
dc.subject Modernidade pt
dc.subject Ópera pt
dc.subject Nacionalismo pt
dc.subject Music en
dc.subject Policy en
dc.subject Modernity en
dc.subject Opera en
dc.subject Nationalism en
dc.title Wagner e Nietzsche: estações de um encontro pt
dc.title.alternative Nietzsche and Wagner: seasons of an encounter en
dc.type Dissertação de mestrado pt
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pt
dc.identifier.file Publico-39241.pdf
unifesp.campus Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) pt
unifesp.graduateProgram Filosofia - Guarulhos pt
unifesp.knowledgeArea Filosofia



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Nome: Publico-39241.pdf
Tamanho: 964.6Kb
Formato: PDF
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