Wagner e Nietzsche: estações de um encontro

Wagner e Nietzsche: estações de um encontro

Alternative title Nietzsche and Wagner: seasons of an encounter
Author Peterlevitz, Mayra Rafaela Closs Bragotto Barros Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Burnett Junior, Henry Martin Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Filosofia - Guarulhos
Abstract Esta dissertação tem como objetivo analisar as críticas que Nietzsche dirige à música e à política alemãs do século XIX por meio da figura de Richard Wagner, bem como críticas dirigidas propriamente ao compositor, tratando de seu conteúdo e das características que as destacam dentro do pensamento crítico do filósofo. Nesta análise, serão apresentadas também posturas de Wagner sobre música e política, a partir de textos selecionados de sua extensa obra em prosa. Por meio da contraposição dos escritos do filósofo e do compositor, encontram-se suas distintas visões de mundo: as ideias que Wagner defendia por meio de suas obras teóricas (e inseria em suas obras musicais) eram vistas por Nietzsche como expressões da negação da vida, própria da moral dos homens fracos. Enquanto Wagner propagava a crença na redenção da alma e alinhava-se ao nacionalismo alemão, Nietzsche louvava o espírito trágico e rechaçava qualquer submissão da arte aos interesses do Estado.

This dissertation aims to analyze the criticisms that Nietzsche directs the German music and German policy of the nineteenth century through the figure of Richard Wagner, as well as the criticisms directed to the composer himself, dealing with its content and the characteristics that make it stand out in the philosopher's critical thinking. In this analysis, Wagner’s thoughts about music and policy will also be presented, based on selected texts from his extensive prose works. By the contraposition of the philosopher’s and the composer’s writings, their different worldviews can be found: the ideas that Wagner defended by his theoretical works (and inserted in his musical works) were seen by Nietzsche as expressions of the denial of life, proper of the weak men’s moral values. While Wagner propagated the belief in redemption of the soul and aligned to the German nationalism, Nietzsche praised the tragic spirit and rebuffed any submission of art to state’s interests.
Keywords Música
Política
Modernidade
Ópera
Nacionalismo
Music
Policy
Modernity
Opera
Nationalism
Language Portuguese
Date 2015-04-29
Published in PETERLEVITZ, Mayra Rafaela Closs Bragotto Barros. Wagner e Nietzsche: estações de um encontro. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2015.
Knowledge area Filosofia
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 126 f.
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39241

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Name: Publico-39241.pdf
Size: 964.6Kb
Format: PDF
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