A cultura escolar como objeto histórico

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Julia, Dominique
dc.date.accessioned 2016-04-20T19:44:37Z
dc.date.available 2016-04-20T19:44:37Z
dc.date.issued 2001-06
dc.identifier www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/download/273/281 pt
dc.identifier.citation JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, 2001. pt
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39195
dc.description.abstract O artigo tem como escopo a cultura escolar como objeto histórico. Demonstra que a cultura escolar não pode ser estudada sem o exame preciso das relações conflituosas ou pacíficas que ela mantém, a cada período de sua história, com o conjunto das culturas que lhe são contempo- râneas. A cultura escolar é descrita como um conjunto de normas que definem conhecimentos a ensinar e condutas a inculcar, e um conjunto de práticas que permitem a transmissão desses conhecimentos e a incorporação desses comportamentos. O trabalho é circunscrito ao período moderno e contemporâneo, período compreendido entre os séculos XVI e XIX. O texto é desen- volvido segundo três eixos, perspectivas interessantes para se entender a cultura escolar como objeto histórico: interessar-se pelas normas e pelas finalidades que regem a escola; avaliar o papel desempenhado pela profissionalização do trabalho do educador; interessar-se pela análise dos conteúdos ensinados e das práticas escolares. pt
dc.language.iso por pt
dc.publisher Sociedade Brasileira de História da Educação pt
dc.rights Acesso aberto pt
dc.subject História da escola pt
dc.subject Cultura escolar pt
dc.subject Normas e finalidades da escola pt
dc.subject Profissionalização do educador pt
dc.subject Conteúdos do ensino pt
dc.subject Práticas escolares pt
dc.title A cultura escolar como objeto histórico pt
dc.type Artigo pt



Arquivos deste item

Nome: Dominique Julia.pdf
Tamanho: 404.5Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples