A cultura escolar como objeto histórico

A cultura escolar como objeto histórico

Autor Julia, Dominique Google Scholar
Resumo O artigo tem como escopo a cultura escolar como objeto histórico. Demonstra que a cultura escolar não pode ser estudada sem o exame preciso das relações conflituosas ou pacíficas que ela mantém, a cada período de sua história, com o conjunto das culturas que lhe são contempo- râneas. A cultura escolar é descrita como um conjunto de normas que definem conhecimentos a ensinar e condutas a inculcar, e um conjunto de práticas que permitem a transmissão desses conhecimentos e a incorporação desses comportamentos. O trabalho é circunscrito ao período moderno e contemporâneo, período compreendido entre os séculos XVI e XIX. O texto é desen- volvido segundo três eixos, perspectivas interessantes para se entender a cultura escolar como objeto histórico: interessar-se pelas normas e pelas finalidades que regem a escola; avaliar o papel desempenhado pela profissionalização do trabalho do educador; interessar-se pela análise dos conteúdos ensinados e das práticas escolares.
Assunto História da escola
Cultura escolar
Normas e finalidades da escola
Profissionalização do educador
Conteúdos do ensino
Práticas escolares
Idioma Português
Data 2001-06
Publicado em JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, 2001.
Editor Sociedade Brasileira de História da Educação
Fonte www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/download/273/281
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39195

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