Ginecomastia induzida por anti-histamínicos no tratamento da urticária crônica

Ginecomastia induzida por anti-histamínicos no tratamento da urticária crônica

Título alternativo Antihistaminic-induced gynecomastia in chronic urticaria treatment
Autor Ue, Ana Paula Fusel De Autor UNIFESP Google Scholar
Ikino, Juliana Kida Google Scholar
Furlani, Wellington Jesus Autor UNIFESP Google Scholar
Souza, Patrícia Karla De Autor UNIFESP Google Scholar
Rotta, Osmar Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Antihistaminic drugs are very commonly used in dermatological practice, and are the first-line therapy to chronic urticaria. The commonest side effects are related to the central nervous system. Gynecomastia, in turn, may be due to a myriad of disorders, including the use of medication. The case of H1 antihistaminic-induced gynecomastia in a patient undergoing chronic urticaria treatment is reported. Radiological and laboratorial investigations discarded other possible causes for the gynecomastia, which disappeared after removal of the medication. Antihistaminic-related side effects, including gynecomastia, are discussed.

Os anti-histamínicos são drogas muito usadas na prática do dermatologista, sendo a primeira escolha no tratamento da urticária crônica. Os efeitos colaterais mais comuns são os relacionados ao sistema nervoso central. A ginecomastia é decorrente de várias causas, entre elas a indução por drogas. Apresenta-se caso de ginecomastia induzida por anti-histamínico H1,em paciente em tratamento de urticária crônica. A investigação laboratorial e radiológica descartou outras causas para a ginecomastia, que involuiu com a retirada da medicação. Objetiva-se discutir os efeitos colaterais dos anti-histamínicos e apresentar caso de ginecomastia induzida por drogas.
Palavra-chave Gynecomastia
Histamine antagonists
Urticaria
Antagonistas de histamina
Ginecomastia
Urticária
Idioma Português
Data de publicação 2007-06-01
Publicado em Anais Brasileiros de Dermatologia. Sociedade Brasileira de Dermatologia, v. 82, n. 3, p. 253-256, 2007.
ISSN 0365-0596 (Sherpa/Romeo)
Publicador Sociedade Brasileira de Dermatologia
Extensão 253-256
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962007000300007
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0365-05962007000300007 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3779

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0365-05962007000300007.pdf
Tamanho: 2.300MB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta