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"Dançar sobre si": uma cartografia com mulheres coreografando suas histórias
(Universidade Federal de São Paulo, 2025-01-14) Medeiros, Vitória Aranha de [UNIFESP]; Guzzo, Marina Souza Lobo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5559657064845007; http://lattes.cnpq.br/1198286262480342
Este trabalho é uma cartografia desenvolvida a partir do mapeamento de afetos, transformações e experiências de mulheres que se propuseram a engajar, com suas próprias vivências pessoais, no ato de dançar para o projeto de extensão “Projeto Artes do Corpo”, da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, realizado ao longo do ano de 2023. Nele, ocorreram aulas semanais de ballet adulto no espaço do Instituto Procomum, localizado na cidade de Santos, em que as mulheres presentes puderam experienciar a arte do ballet adaptada para seus corpos e realidades, com o cuidado de aprender as características da metodologia clássica do ballet sem deixar de permitir alguma liberdade de expressão na forma como deixaram fluir seus próprios sentimentos na dança. Como encerramento deste processo, as mulheres foram convidadas a compartilhar suas histórias de vida utilizando a dança, o corpo e a voz: o dançar sobre si. Neste trabalho serão analisados os relatos das participantes, os relatórios das extensionistas, acervo de fotos e a vivência pessoal da pesquisadora enredada, a fim de descrever o decorrer deste projeto e refletir acerca do ato de contar sua história por meio da dança e dos espaços suscitados pelo coletivo.
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Acesso aberto (Open Access)
Águas que contam histórias: (re) conectando a comunidade de Vila Pirituba e os bairros adjacentes com os corpos d'água.
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-11) Garcia, Yasmin Mayara de Oliveira; Bossi, Andrea de Almeida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0517096485068159; https://lattes.cnpq.br/6354458778404030
A invisibilidade dos cursos d'água na cidade de São Paulo, causada pela urbanização sem planejamento, acentua a separação entre sociedade e natureza, evidenciando a necessidade de alternativas para transcender essa dicotomia e criar novos significados para as relações estabelecidas entre sociedade e meio ambiente. Para isso, o presente projeto se propõe a criar espaços dialógicos capazes de constituir ou fortalecer o vínculo entre a comunidade e os corpos d'água presentes nos bairros que compõem a Vila Pirituba, no município de São Paulo. Serão promovidas oficinas participativas como a construção de Biomapas e ações de monitoramento da qualidade da água, com o propósito de promover a valorização e reconhecimento dos rios, córregos e outras formas de insurgências da água como parte essencial do tecido urbano e das relações sociais. Desse modo, espera-se conectar e fortalecer os vínculos dos participantes com os corpos d'água do território, criando novos significados para essas relações e estimulando a valorização desses recursos. A iniciativa inclui sensibilizar moradores e moradoras sobre a importância da conservação dos córregos e outros corpos d'água, além de formar agentes socioambientais locais, que atuarão na conservação e disseminação do conhecimento sobre os cursos d'água na região.
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Acesso aberto (Open Access)
Linfócitos T auxiliares foliculares e subpopulações de linfócitos B em pacientes com mucopolissacaridoses
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-21) Gonzalez, Isabela Garrido da SIlva [UNIFESP]; Pinto, Maria Isabel Moraes [UNIFESP]; Aranda, Carolina Sanchez [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0967318191677557; http://lattes.cnpq.br/8991921135679659
Introdução: a mucopolissacaridose é uma doença lisossômica decorrente da deficiência de enzimas necessárias para o metabolismo de glicosaminoglicanos. Os lisossomos são organelas que desempenham funções vitais em células do sistema imunológico e, consequentemente, estão diretamente envolvidos em diferentes processos da resposta imunitária, como a autofagia, processamento e apresentação de antígenos via MHC II, além da liberação de diferentes substâncias pró-inflamatórias através da ativação de receptores Toll-like. Por conseguinte, ao se considerar o papel relevante dos lisossomos em vias da resposta imunológica, torna-se plausível que pacientes com mucopolissacaridose possam apresentar comprometimento imunológico, tendo em vista que manifestações clínicas respiratórias são comuns em todos os tipos de MPS. Objetivo: avaliar as características imunofenotípicas dos linfócitos T auxiliares foliculares e das subpopulações de linfócitos B em pacientes com mucopolissacaridose. Casuística e métodos: este é um estudo transversal realizado em um centro de referência para pacientes com doenças genéticas, em São Paulo. Dezenove pacientes diagnosticados com diferentes tipos de mucopolissacaridose e sem infecção ativa tiveram amostras de sangue coletadas em 2019. Dezoito indivíduos saudáveis pareados pela idade tiveram amostras de sangue coletadas no mesmo ano. Através da análise por citometria de fluxo, as seguintes células foram comparadas entre os pacientes e grupo controle: células T CD3+, T CD4+, B e NK, bem como células T auxiliares foliculares circulantes e suas subpopulações. A expressão dos marcadores PD-1 e ICOS e de CXCR5, CCR6 e CXCR3 nas células T auxiliares foliculares circulantes foi também avaliada. Ademais, nove subpopulações de células B foram analisadas. Resultados: o número absoluto de células T CD3+, T CD4+, B e NK foi similar entre pacientes com mucopolissacaridose e controles. Entretanto, foi evidenciada menor proporção de células T auxiliares foliculares circulantes nos pacientes com mucopolissacaridose quando comparados aos controles saudáveis (4,34% vs 6,0%, p = 0,011). Do mesmo modo, a intensidade de fluorescência média de CXCR5+ está reduzida nos pacientes com mucopolissacaridose em comparação aos controles (mediana: 781 vs 998; p: 0,004). Por outro lado, as proporções de subpopulações de linfócitos T auxiliares foliculares circulantes, Tfh1, Tfh2 e Tfh17 em pacientes com mucopolissacaridose foram semelhantes àquelas observadas nos controles. Não houve diferença na expressão de PD-1 e ICOS entre pacientes e controles. No que concerne aos linfócitos B, as proporções de células B transicionais, células B CD21low e células B naive maduras foram similares entre pacientes e controles. Quando analisamos as células B de memória, os pacientes apresentaram maior proporção de células B de memória IgG típica quando comparados ao grupo controle (34,2% vs 21,8%, p=0,0218). A proporção de células B de memória sem troca de isotipo, células B de memória com troca de isotipo, células B de memória IgM-only, células B de memória IgG atípicas e plasmablastos foram semelhantes entre pacientes e grupo controle. Conclusões: a proporção de linfócitos T auxiliares foliculares circulantes, subpopulação envolvida na resposta imunológica do centro germinativo, está reduzida em pacientes com mucopolissacaridose, sugerindo que doenças lisossômicas têm um impacto proeminente não apenas na resposta inata, mas também na resposta adaptativa, com consequente predisposição a infecções respiratórias de repetição, característica clínica proeminente desses pacientes. Estudos funcionais futuros podem fornecer maior compreensão das causas e consequências dos nossos achados, fornecendo novas indicações de como tratar e manejar a mucopolissacaridose.
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Acesso aberto (Open Access)
O volume de treinamento aeróbio prévio ao infarto do miocárdio é determinante para a existência de cardioproteção?
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-10) Dias, André Rodrigues Lourenço [UNIFESP]; Serra, Andrey Jorge [UNIFESP; http://lattes.cnpq.br/6499058447489317; https://lattes.cnpq.br/1515032229944821
Introdução: Não há informações na literatura sobre como a dose de treinamento, manipulada pelo volume de exercício, afeta o pré-condicionamento cardíaco induzido pelo exercício no infarto do miocárdio (IM). Objetivo: Investigar o impacto do volume de treinamento físico aeróbico prévio ao IM na cardioproteção em ratas. Métodos: Ratas Wistar IGS da Charles River foram alocadas em um dos seguintes grupos: SHAM (não treinado e submetido à cirurgia simulada de IM), NT+IM (não treinado e submetido à cirurgia de IM), T60+IM (treinado 60 min por sessão e submetido à cirurgia de IM), T90+IM (treinado 90 min por sessão e submetido à cirurgia de IM) e T180+IM (treinado 180 min por sessão e submetido à cirurgia de IM). O protocolo de treinamento foi realizado em piscina por oito semanas. Quatro dias após a conclusão do treinamento, os animais foram submetidos à cirurgia para induzir o IM. No sétimo dia após o IM, os animais foram submetidos à avaliação hemodinâmica do ventrículo esquerdo (VE) e, em seguida, eutanasiados. Resultados: Todos os grupos treinados exibiram maior consumo de oxigênio pico (VO2pico) e massa do VE (MVE) em comparação ao grupo SHAM. O tamanho do IM não diferiu estatisticamente entre os grupos submetidos ao IM. Todos os grupos submetidos ao IM tiveram maior área do VE no final da sístole (ASVE) e menor fração de encurtamento da área de secção transversa do VE (FEAT) em comparação ao grupo SHAM. A pressão sistólica do VE (PSVE) foi significativamente menor no grupo T60+IM em comparação aos grupos SHAM e T180+IM. A derivada positiva da pressão do VE (+dP/dt) foi significativamente menor nos grupos NT+IM, T60+IM e T90+IM em comparação ao grupo SHAM. Conclusão: O pré-condicionamento cardíaco induzido pelo treinamento físico melhorou a capacidade cardiorrespiratória e induziu hipertrofia e remodelamento do VE, independentemente do volume de treinamento. No entanto, o maior volume de treinamento físico foi mais eficaz em preservar a PSVE e a +dP/dt.
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Acesso aberto (Open Access)
Metodologias ativas e proposições arte educativas em São José dos Campos – SP
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-13) Sant'ana, Vitor Fernando de Barros [UNIFESP]; Silva, Sandro Luis da; http://lattes.cnpq.br/9484873999348511; http://lattes.cnpq.br/8132687029616180
Esta pesquisa, vinculada à linha 5 do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo – "Linguagens e Saberes em Contextos Formativos", investiga a relação entre metodologias ativas e o ensino de arte na educação básica, ciente do contexto social que envolve essa relação e do discurso de inovação quanto ao uso das metodologias ativas. O objetivo geral é compreender como o uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem promovem ou não práticas emancipatórias na aula de arte na Educação Básica. Na prática docente, é preciso ter consciência de qual concepção pedagógica é adotada quanto ao uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de arte e, dada a carência de estudos acadêmicos nessa perspectiva, este estudo torna-se relevante. Optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa e foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico preliminar na Biblioteca de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; construção de um quadro teórico que conceitua "ensino de arte" com base em autores como Barbosa (2014), Celeste, Picosque e Guerra (2010), Dewey (2010) e Rossi (2015); exploração de "metodologias ativas" a partir de Moran (2018), Mill (2020; 2021) e Bacich (2015; 2018); investigação da "racionalidade neoliberal" com contribuições de Antunes (2018), Dardot e Laval (2016) e Dasso Jr. (2006); significação da "pedagogia da liberdade" por meio das obras de Freire (1986; 2021a; 2021b; 2021c; 2021d; 2021e); definição do corpus de análise, que inclui a lei municipal que institui o "Programa Educação 5.0" e o documento curricular de arte da cidade de São José dos Campos - SP; e, por fim, realização da análise documental, iniciando por uma avaliação crítica preliminar de cada documento que compõem o corpus, seguida pela análise das informações contidas neles, interpretadas à luz do quadro teórico estabelecido. A análise realizada nos documentos aponta que o incentivo ao uso de metodologias ativas nas escolas municipais de São José dos Campos - SP reforça a racionalidade neoliberal e que as práticas emancipadoras dependem da postura crítica dos docentes.