Estudo comparativo entre séries de graduação em enfermagem: representações dos cuidados ao corpo do cliente

Estudo comparativo entre séries de graduação em enfermagem: representações dos cuidados ao corpo do cliente

Título alternativo Perceptions of nursing undergraduate students regarding caring for the body of the client: a comparative study
Estudio comparativo entre series del pregrado en enfermería: representaciones de los cuidados al cuerpo del cliente
Autor Lima, Renata Campos de Autor UNIFESP Google Scholar
Brêtas, José Roberto da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo OBJECTIVES: To know the perceptions of undergraduate nursing students regarding the way they view the body of the client and to categorize the themes that emerged from the students' perceptions. METHODS: The data were obtained through unstructured interviews of 20 undergraduate nursing students who were in difference placement in the undergraduate curriculum at the Federal University of São Paulo. Content analysis technique was used to identify and categorize the themes. RESULTS: The following themes have emerged: Adaptation to the care of the client body, body as an object, invasion of the client privacy, student-client interaction, corporal expression, sick body and loss of the autonomy, knowing one's own body prior to care for the body of someone else, depersonalized body, stigmatization, influences of values, body and gender; and representation. FINAL CONSIDERATIONS: The topic body consists of a universe of objective and subjective elements that might be considered when teaching undergraduate nursing students how to take care of the body of the client.

OBJETIVOS: Conocer cómo las estudiantes de enfermería, en los diferentes semestres del pregrado, perciben el cuerpo del cliente, e explorar cuáles son las subjetividades emergentes de esta relación. METODOS: Los datos fueron obtenidos en entrevistas abiertas, junto a 20 alumnas del pregrado en Enfermería de la Universidad Federal de São Paulo, analizados por la técnica del análisis de contenido. RESULTADOS: Fueron elaboradas las siguientes categorías: vicisitudes de la adaptación al cuidar al otro; cuerpo objeto; invasión de la privacidad y vergüenza; relación estudiante-cliente; comunicación corporal; cuerpo enfermo y la pérdida de la autonomía; conocer su propio cuerpo para después cuidar el cuerpo del otro; cuerpo despersonalizado; estigmatización; influencia de valores; cuerpo y género; y presentados en un cuadro representativo. CONSIDERACIONES FINALES: El tema cuerpo devela un universo de elementos objetivos y subjetivos exponiendo la importancia del estudio para subsidiar la enseñanza del que cuida el cuerpo del otro.

OBJETIVOS: Conhecer como as estudantes de enfermagem, nas diferentes séries da graduação, percebem o corpo do cliente, e explorar quais as subjetividades emergentes desta relação. MÉTODOS Os dados foram obtidos em entrevistas abertas, junto a 20 graduandas do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e analisados pela técnica da análise de conteúdo. RESULTADOS: Expressos pelas categorias: vicissitudes da adaptação ao cuidar do outro; corpo objeto; invasão de privacidade e constrangimento; relação estudante-cliente; comunicação corporal; corpo doente e a perda da autonomia; conhecer seu próprio corpo para depois cuidar do corpo do outro; corpo despersonalizado; estigmatização; influência de valores; corpo e gênero; e apresentados em um quadro representativo. CONCLUSÕES FINAIS: O assunto corpo desvela um universo de elementos objetivos e subjetivos expondo a importância do estudo para subsidiar o ensino de quem cuida do corpo do outro.
Palavra-chave Body
Students nursing
Education nursing
Applied psychology
Corpo
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Psicologia aplicada
Idioma Português
Data de publicação 2006-12-01
Publicado em Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 19, n. 4, p. 379-386, 2006.
ISSN 0103-2100 (Sherpa/Romeo)
Publicador Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 379-386
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002006000400003
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0103-21002006000400003 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3390

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S0103-21002006000400003.pdf
Tamanho: 150.5KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta