Avaliação da satisfação de pacientes oncológicos com atendimento recebido durante o tratamento antineoplásico ambulatorial

Show simple item record

dc.contributor.author Fonseca, Selma Montosa da [UNIFESP]
dc.contributor.author Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de [UNIFESP]
dc.contributor.author Adami, Nilce Piva [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:36:28Z
dc.date.available 2015-06-14T13:36:28Z
dc.date.issued 2006-10-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000500012
dc.identifier.citation Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 59, n. 5, p. 656-660, 2006.
dc.identifier.issn 0034-7167
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3288
dc.description.abstract This descriptive study, grounded upon Donabedian's outcomes approach, had as purpose to evaluate the satisfaction level of cancer patients with the assistance received at the Adult Chemotherapy Ambulatory of Hospital São Paulo. The sample was constituted of 105 patients who accepted to participate in the study. The patients' evaluation was positive both with nursing care (54% very good and 46% good) and with the overall care received in that service (50% very satisfied and 46% satisfied). The level of satisfaction manifested by the clients was related mainly to the organization accessibility, the welcoming environment and the assistance process, in its professional/client interaction and the technical performance dimensions. However, they also pointed out the need for measures aimed at preventing drugs shortage and the lack of vacancies for new patients. en
dc.description.abstract Este estudio descriptivo, fundado en el abordaje de resultados propuesto por Donabedian, tuvo como objetivo evaluar el nivel de satisfacción de pacientes con cáncer con la atención recibida en el Ambulatorio de Quimioterapia de Adultos de Hospital São Paulo. La muestra incluyó 105 pacientes que aceptaron participar de la investigación. La evaluación de los usuarios fue positiva, tanto con la atención de enfermería (54% muy buena y 46% buena), cuanto con la atención general del servicio (50% muy satisfechos y 46% satisfechos).El nivel de satisfacción manifestado por los usuarios se relacionó, principalmente, con la accesibilidad organizacional, el ambiente acogedor y el proceso asistencial en las dimensiones de la interacción profesional/cliente y del desempeño técnico. No obstante, apuntaron como medidas necesarias, evitar la falta de medicinas y aumentar el número de plazas. es
dc.description.abstract Este estudo descritivo, fundamentado na abordagem de resultados proposta por Donabedian, teve como objetivo avaliar o nível de satisfação de pacientes oncológicos com o atendimento recebido no Ambulatório de Quimioterapia de Adultos do Hospital São Paulo. A amostra incluiu 105 pacientes que aceitaram participar do estudo. A avaliação dos usuários foi positiva, tanto com o atendimento de enfermagem (54% muito bom e 46% bom), quanto com o atendimento global do serviço (50% muito satisfeitos e 46% satisfeitos). O nível de satisfação manifestado pelos usuários relacionou-se, principalmente, com a acessibilidade organizacional, o ambiente acolhedor e o processo assistencial nas dimensões da interação profissional/cliente e do desempenho técnico. No entanto, apontaram como medidas necessárias, evitar a falta de drogas e aumentar o número de vagas. pt
dc.format.extent 656-660
dc.language.iso por
dc.publisher Associação Brasileira de Enfermagem
dc.relation.ispartof Revista Brasileira de Enfermagem
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Patient satisfaction en
dc.subject Nursing assessment en
dc.subject Oncologic nursing en
dc.subject Satisfação do paciente pt
dc.subject Avaliação em enfermagem pt
dc.subject Enfermagem Oncológica pt
dc.title Avaliação da satisfação de pacientes oncológicos com atendimento recebido durante o tratamento antineoplásico ambulatorial pt
dc.title.alternative Evaluation of the satisfaction level of cancer patients with the assistance recieved during ambulatory antineoplastic chemoteraphy en
dc.title.alternative Evaluación de la satisfaccíon de pacientes oncológicos con la atención recibida durante el tratamiento antineoplásico ambulatorial es
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation UNIFESP Hospital São Paulo
dc.description.affiliation UNIFESP Departamento de Enfermagem
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Hospital São Paulo
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Depto. de Enfermagem
dc.identifier.file S0034-71672006000500012.pdf
dc.identifier.scielo S0034-71672006000500012
dc.identifier.doi 10.1590/S0034-71672006000500012
dc.description.source SciELO



File

Name: S0034-71672006000500012.pdf
Size: 122.3Kb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search


Browse

Statistics

My Account