Verificação do desempenho de crianças deficientes auditivas oralizadas em teste de vocabulário

Verificação do desempenho de crianças deficientes auditivas oralizadas em teste de vocabulário

Título alternativo Verification of the performance of oralized hearing impaired children in a vocabulary test
Autor Costa, Marianni Christina Moreira Autor UNIFESP Google Scholar
Chiari, Brasilia Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo BACKGROUND: expressive vocabulary of hearing impaired children. AIM: to verify the performance of a group of children with hearing impairment in an expressive vocabulary test. METHOD: the Language Test for Young Children ABFW - Vocabulary was used in 21 children with moderately-severe to profound hearing losses. Children were divided in three groups according to their age: 3 to 4 years and 11 months; 5 to 6 years and 11 months; 7 to 8 years and 11 months. These children used predominately the linguistic oral code in order to communicate. RESULTS: all of the groups presented a higher number of correct answers and substitution processes when compared to the number of non-designations. Overall, children with ages between 7 and 8 years and 11 months presented a better performance than those with ages between 3 and 4 years and 11 moths, and with ages between 5 and 6 years and 11 moths. Both of these groups presented similar performances. CONCLUSION: Children presented better performances in the semantic fields of animals, means of transportation and shapes and colors; older children demonstrated to have a greater knowledge of words in most of the tested semantic fields. The ABFW Vocabulary Test identified the semantic fields in which children present a greater or lower domain, as well as the identification of the strategies that hearing impaired children use when trying to name an object. These information allow speech-language pathologists to emphasize the semantic fields that are less known to the children and to explore characteristics and attributes of those objects that are already known by them before their presentation.

TEMA: vocabulário expressivo de crianças deficientes auditivas oralizadas. OBJETIVO: verificar o desempenho de um grupo de crianças com perda de audição em um teste de vocabulário expressivo. MÉTODO: o Teste de Linguagem Infantil ABFW - Vocabulário foi aplicado em 21 crianças portadoras de deficiência auditiva de grau moderadamente severo a profundo divididas em três grupos, conforme suas idades: 3 anos a 4 anos e 11 meses, 5 anos a 6 anos e 11 meses e 7 anos a 8 anos e 11 meses. Estas crianças utilizavam predominantemente o código lingüístico oral para se comunicar. RESULTADOS: os indivíduos pertencentes aos diferentes grupos etários forneceram mais respostas corretas e processos de substituição ao nomearem as figuras solicitadas do que não designaram. Em geral, as crianças com idades entre 7 anos a 8 anos e 11 meses demonstraram melhor desempenho do que aquelas com idades entre 3 anos a 4 anos e 11 meses e 5 anos a 6 anos e 11 meses, cujos comportamentos foram semelhantes. CONCLUSÃO: as crianças demonstraram melhores desempenhos nos campos conceituais animais, meios de transporte e formas e cores; as crianças mais velhas mostraram maior conhecimento dos vocábulos na maioria dos campos conceituais. Ao verificar o desempenho destas crianças no Teste de Linguagem Infantil ABFW - Vocabulário, foi possível concluir que tal verificação permitiu a identificação dos campos conceituais em que as crianças possuem maior ou menor domínio, assim como o reconhecimento dos recursos que os sujeitos deficientes auditivos utilizam na tentativa de nomear. Estas informações permitem que o fonoaudiólogo enfatize os campos conceituais menos conhecidos pelas crianças e abordem os traços e atributos dos objetos já conhecidos por elas, antes de apresentá-lo.
Palavra-chave Impairment Hearing
Vocabulary
Language
Children
Deficiência Auditiva
Vocabulário
Linguagem
Crianças
Idioma Português
Data de publicação 2006-08-01
Publicado em Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda., v. 18, n. 2, p. 189-196, 2006.
ISSN 0104-5687 (Sherpa/Romeo)
Publicador Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
Extensão 189-196
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872006000200008
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0104-56872006000200008 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3167

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Nome: S0104-56872006000200008.pdf
Tamanho: 55.16KB
Formato: PDF
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