Orientação sexual na escola: a concepção dos professores de Jandira - SP

Orientação sexual na escola: a concepção dos professores de Jandira - SP

Título alternativo Sexual orientation in school: conception of the teachers from Jandira - SP
Educación sexual en la escuela: la concepción de profesores de Jandira - SP
Autor Jardim, Dulcilene Pereira Google Scholar
Brêtas, José Roberto da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo School has an important role in sexual orientation during adolescence. This study aimed at identifying the knowledge and performance of fundamental and high school's teachers regarding sexuality. Data of this exploratory and descriptive study were obtained though a questionnaire, which was applied to a hundred teachers from the public network school system of the county of Jandira, SP. Results demonstrated that, despite subject relevance for the teachers, they do not have the use of enough knowledge to promote sexual orientation to adolescents, adressing biological issues of sexuality instead of the involving feelings and values. It was concluded that training and education programs about sexuality in adolescence are necessary to this population.

La escuela tiene un importante rol en la orientación sexual durante la adolescencia. Este estudio objectivó identificar el conocimiento y la actuación de maestros de escuelas fundamentales y secundarias acerca de la sexualidad. Tratase de un estudio exploratorio y descriptivo, cuyos datos fueron obtenidos por medio de un questionario, respondido por 100 profesores de la rede de ensino publico de lo municipio de Jandira SP. Los resultados han demonstrado que, mismo considerando el tema importante, la mayoria de los profesores no tiene conocimientos suficientes para promover la orientación sexual a los adolescentes, señalando mucho más los aspectos biologicos de la sexualidad do que aquellos relactivos a los sentimientos y valores que envuelven el tema. Se ha concluido que los programas de entrenamiento y capacitación son necesarios a esta publación.

A escola exerce um importante papel na orientação sexual durante a adolescência. Este estudo teve como objetivo identificar o conhecimento e a atuação em sexualidade dos professores de ensino fundamental e médio. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, cujos dados foram obtidos por meio de um questionário, respondido por 100 professores da rede de ensino público do município de Jandira, SP. Os resultados demonstraram que, apesar de considerarem a importância do tema, a maioria dos professores não dispõe de conhecimentos suficientes para promoverem orientação sexual aos adolescentes, atendo-se muito mais no aspecto biológico da sexualidade do que nos sentimentos e valores que a envolvem. Conclui-se que programas de treinamento e capacitação sobre sexualidade na adolescência são necessários a esta população.
Assunto Sexual behavior
Sex education
Adolescent
Orientação sexual
Educação Sexual
Adolescência
Idioma Português
Data 2006-04-01
Publicado em Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 59, n. 2, p. 157-162, 2006.
ISSN 0034-7167 (Sherpa/Romeo)
Editor Associação Brasileira de Enfermagem
Extensão 157-162
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672006000200007
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0034-71672006000200007 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3004

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S0034-71672006000200007.pdf
Tamanho: 139.5Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)