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Acesso aberto (Open Access)
Modelagem do número de leitos de UTI ocupados por pacientes de COVID-19 ao longo de múltiplas ondas epidemiológicas em regiões da Itália
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-10) Pelogia, Frederico José Ribeiro [UNIFESP]; Paiva, Henrique Mohallem [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6901974057937430; http://lattes.cnpq.br/1145406248873380
Contribuição: Este estudo oferece uma perspectiva das dinâmicas da COVID-19, empregando um modelo fenomenológico que representa múltiplas ondas epidemiológicas. Ele visa apoiar a tomada de decisões das autoridades de saúde e administradores hospitalares, particularmente para otimizar a gestão de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e implementar medidas eficazes de contenção.
Contexto: Dada a complexidade intrínseca do ambiente de UTI, utilizar um modelo matemático para antecipar a ocupação é altamente benéfico, podendo mitigar as taxas de mortalidade associadas à COVID-19. O estudo foca na evolução do número de pacientes em terapia intensiva em múltiplas ondas epidemiológicas em regiões na Itália.
Metodologia: Nossa metodologia envolve a aplicação de um modelo fenomenológico de baixa complexidade com um procedimento de otimização eficiente. Foram utilizados dados de ocupação em UTI de cinco regiões populosas da Itália para demonstrar a eficácia do modelo na descrição dos dados históricos e no fornecimento de previsões para intervalos de duas semanas.
Resultados: Baseado nos dados de ocupação de UTI analisados, o estudo confirma a eficácia do modelo proposto em modelar o indicador ao longo de múltiplas ondas epidemiológicas. Ele se ajustou com sucesso aos dados históricos, com RMSE relativo médio de 0,51\% para todo o período em todas as regiões. O modelo de baixa complexidade e otimização eficiente não tem características específicas da COVID-19 em sua formulação, tendo potencial para ser aplicado a outras regiões e doenças, dando o suporte para rastrear e conter futuras epidemias.
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Acesso aberto (Open Access)
A Percepção ambiental das mulheres idosas: estudo de caso do Instituto Velho Amigo / Heliópolis, Cidade de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-11) Dantas, Maria Francisca Pereira[UNIFESP]; Ribas, Rita de Cássia Borges [UNIFESP]; Bossi, Andrea de Almeida [UMAPAZ]; http://lattes.cnpq.br/0517096485068159; http://lattes.cnpq.br/1440507554905269; http://lattes.cnpq.br/7010460861265806
"O aumento da população idosa feminina em São Paulo é uma realidade que proporciona desafios sociais e ambientais, evidenciando a feminização do envelhecimento. Na busca pela melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, a sociedade civil organizada desempenha um papel fundamental, contribuindo na execução de políticas públicas. Buscando compreender a percepção ambiental de mulheres idosas atendidas pelo terceiro setor, realizou - se uma pesquisa com mulheres idosas atendidas pelo Instituto Velho Amigo, uma organização social que atua na comunidade de Heliópolis. Foi identificado que esse público possui acesso limitado a conhecimentos sobre sustentabilidade e tecnologias, evidenciando a necessidade de criar metodologias inclusivas e acessíveis que possam superar essas barreiras e a necessidade de investimento na educação ambiental.
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Acesso aberto (Open Access)
Analysis of natural disasters in data from news
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-11-25) Garcia, Klaifer [UNIFESP]; Berton, Lilian [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9064767888093340; http://lattes.cnpq.br/0896350174589757
Natural disasters have been occurring with increasing frequency as a result of human activity on the environment, causing significant damage to society. Minimizing these losses depends on the development of protection policies, which need to be supported by accurate information about the events. However, collecting information on disasters presents several challenges, such as insufficient manpower to document every detail of the event and the unpredictability of the events, making it difficult to capture the initial moments after a disaster. In light of these challenges, this work developed methodologies to utilize news data as an alternative source of information on disasters. Specifically, techniques for document filtering, event detection, and automatic summarization were proposed and optimized to achieve better results in this domain, with a particular focus on improving applications in Portuguese, as there is a shortage of research in this language. The main contributions of this work are: 1) a complete framework for building knowledge bases from news articles, 2) new Portuguese datasets for several Natural Language Processing (NLP) tasks, 3) a novel method to produce more accurate summaries based on siamese networks, 4) an evaluation of the latest text classification techniques for application in Portuguese, and 5) a systematic literature review on event detection in news. This work provides contributions to various NLP tasks, with a special emphasis on addressing and developing solutions for the Portuguese language.
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Acesso aberto (Open Access)
Cultivando comunidades: práticas sustentáveis e engajamento em hortas e composteiras comuitárias da cidade de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo, 2024-12-11) Carvalho, Maria Fernanda Verdiani de [UNIFESP]; Soares, Sílvia Simões [UNIFESP]; Jorge, Janes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3847048096593932; http://lattes.cnpq.br/5795217951543333; http://lattes.cnpq.br/8108093907231421
Este trabalho tem como objetivo investigar os fatores que contribuem para a longevidade e o sucesso de espaços verdes comunitários na cidade de São Paulo, com foco nas hortas e composteiras. A pesquisa se baseia em quatro estudos de caso: a Horta das Corujas, a Horta das Flores, a Missão Ambiental e a Nossa Senhora da Composteira, analisando suas práticas de engajamento comunitário e os desafios enfrentados ao longo do tempo. A partir dessas experiências, o estudo destaca a importância de um propósito comum, a mobilização coletiva e uma gestão colaborativa para garantir a sustentabilidade desses espaços. Além disso, o trabalho compara as práticas adotadas nessas iniciativas com o modelo proposto pela cartilha Guia Sementes para um Bairro Sustentável e Pacífico, identificando pontos de convergência e adaptação. Os resultados indicam que o sucesso dessas iniciativas depende da construção de laços sociais, da resolução de conflitos e da promoção da educação ambiental. Este estudo oferece contribuições para o fortalecimento de práticas sustentáveis em áreas urbanas e para a promoção do engajamento social em espaços públicos.
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Acesso aberto (Open Access)
Vivências com arte e natureza: confluências entre mediação cultural e educação ambiental na Coleção Brasiliana Itaú
(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Silva, Mônica Caroline de Abreu [UNIFESP]; Rabinovici, Andrea [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4506171831521594; https://lattes.cnpq.br/9439393238675494
Os objetivos deste trabalho são propor, refletir e analisar ações que aproximem a área da Educação Ambiental e da arte-educação, no fazer da Mediação Cultural numa exposição de arte, a da Coleção Brasiliana Itaú, no Itaú Cultural, em São Paulo, SP, onde a autora atua como mediadora cultural. A pesquisa se deu no formato de relato de experiência e os resultados são uma descrição de um trabalho educativo realizado no instituto por meio da oferta de visitas educativas agendadas, que faz uso de uma série de materiais e atividades que trabalham ludicidade, sensibilidade, subjetividade e sensorialidade, a partir de diversos formatos e linguagens. Também resulta da pesquisa uma série de reflexões sobre este fazer, numa chave crítica e auto questionadora, desejando inspirar outros trabalhos similares. Para tanto, foi realizado um levantamento teórico na revisão de literatura e na discussão, propondo articulações entre as contribuições teóricas da Educação Ambiental, sobretudo pelas abordagens de Vivências com a Natureza, a arte-educação, principalmente da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, contribuições de teorias da educação e do pensamento decolonial. As conclusões passam pela importância do contato com a arte como forma de conhecimento e desenvolvimento humano para formação de sujeitos criadores e transformadores da realidade, ao lado da relevância de ações educativas que se pautem em experiências diretas e vivenciais.