A formação do enfermeiro: uma aproximação à recente produção científica (2001-2005)

A formação do enfermeiro: uma aproximação à recente produção científica (2001-2005)

Título alternativo Training in nursing: a closer look at the recent scientific production (2001-2005)
Autor Seiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política
Resumo This article presents preliminary results of scientific research on training in nursing published in Brazilian scientific journals. The sources for the study were Revista Latino-Americana de Enfermagem and Revista Mineira de Enfermagem (Reme), which were chosen among 129 Brazilian journals on nursing whose complete texts are available on-line at CAPES's [Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel] website. Among editorials, research articles, reviews, case studies and newsletters, 36 texts were selected from Revista Latino-Americana de Enfermagem and 15 from Reme. The analysis of the material included the assessment of the main theme (training in nursing) from the abstracts and the reading of the complete texts, which were, thus, classified into three major themes: pedagogical rationale, teaching in nursing and nursing school programs (curriculum). The analysis of the texts revealed a connection between training in nursing and recent public policies for health and education, which, in turn, contributed to the process of rethinking both the professional profile of the nurse and the nursing curricula of higher education institutions.

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados preliminares da produção científica sobre a formação profissional do enfermeiro divulgada em periódicos científicos brasileiros. As fontes deste estudo são a Revista Latino-Americana de Enfermagem e a Revista Mineira de Enfermagem (Reme), escolhidas entre 129 periódicos brasileiros na área da enfermagem, cujos textos completos estão disponibilizados on-line no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Entre editoriais, artigos de pesquisa, artigos originais, revisões bibliográficas, relatos de experiências, notas/informativos, foram selecionados 36 textos da Revista Latino-Americana de Enfermagem e 15 da Reme. A análise desse material compreendeu a leitura dos resumos para a identificação do tema central - formação do enfermeiro - e a leitura dos textos completos selecionados, da qual emergiram três núcleos temáticos: fundamentos pedagógicos, ensino de enfermagem e currículo. A análise das produções evidencia uma articulação entre a formação e as recentes políticas públicas para saúde e educação, representando contribuições relevantes para repensar o perfil profissional do enfermeiro a ser formado e a proposta curricular desenvolvida nas instituições de ensino de nível superior.
Palavra-chave nursing
professional education
curriculum
scientific production
scientific journals
enfermagem
educação profissional
currículo
produção científica
periódicos científicos
Idioma Português
Data de publicação 2005-09-01
Publicado em Trabalho, Educação e Saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, v. 3, n. 2, p. 331-350, 2005.
ISSN 1981-7746 (Sherpa/Romeo)
Publicador Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Extensão 331-350
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462005000200005
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1981-77462005000200005 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2680

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: S1981-77462005000200005.pdf
Tamanho: 398.1KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta