Sleep habits and starting time to school in Brazilian children

Sleep habits and starting time to school in Brazilian children

Título alternativo Hábitos de sono e período escolar em crianças brasileiras
Autor Silva, Tatiana A. Autor UNIFESP Google Scholar
Carvalho, Luciane Bizari Coin de Autor UNIFESP Google Scholar
Silva, Luciana Autor UNIFESP Google Scholar
Medeiros, Marilaine Autor UNIFESP Google Scholar
Natale, Vivian B. Autor UNIFESP Google Scholar
Carvalho, Joao E.c. Google Scholar
Prado, Lucila Bizari Fernandes do Autor UNIFESP Google Scholar
Prado, Gilmar Fernandes do Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
UNIP Department of Psychology
Resumo OBJECTIVE: This study investigated the sleep habits in Brazilian children according to age, gender and starting time to school. METHOD: We investigated 2,482 scholars aged 7 to 10 years. We compared sleep habits, gender, and starting time to school (morning and afternoon). RESULTS: Sixty-one per cent of the children presented sleep rituals before sleep. Milk drinking before sleep was more frequent among seven years old children. We found a progressive reduction with age in keeping the lights on. Girls used to leave an object to bed more than boys did. Children that studied in the morning presented reduced total sleep time, sleep earlier, and nap more frequently than children that studied in the afternoon. CONCLUSION: Starting time to school deeply influences sleep habits in Brazilian children from São Paulo City, in whom bed-time rituals are highly prevalent.

OBJETIVOS: Estudar os hábitos de sono nas crianças brasileiras de acordo com a idade, sexo e período escolar. MÉTODO: Estudamos 2.482 crianças em idade escolar de 7 a 10 anos. Comparamos hábitos de sono, sexo e período escolar (matutino e vespertino). RESULTADOS: 61% das crianças apresentaram rituais de sono antes de dormir. Beber leite antes de dormir foi mais freqüente entre as crianças de 7 anos de idade. Encontramos redução progressiva com a idade em se manter a luz acesa. Meninas possuíam mais objetos para dormir que os meninos. As crianças que estudavam no período matutino apresentaram redução do tempo total de sono, tinham sono mais cedo e os cochilos eram mais freqüentes do que as crianças que estudavam no período vespertino. CONCLUSÃO: O horário escolar tem muita influência nos hábitos de sono das crianças brasileiras da cidade de São Paulo, os rituais de sono sendo muito prevalentes.
Assunto sleep habits
nap
total sleep time
bed-time
starting time to school
children
hábitos de sono
cochilos
tempo total de sono
horário de ir para a cama
período escolar
crianças
Idioma Inglês
Data 2005-06-01
Publicado em Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 63, n. 2b, p. 402-406, 2005.
ISSN 0004-282X (Sherpa/Romeo)
Editor Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
Extensão 402-406
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2005000300007
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0004-282X2005000300007 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2579

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S0004-282X2005000300007.pdf
Tamanho: 414.3Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)