Desenvolvimento de uma nova modalidade do teste Shuttle para pacientes portadores de doenca pulmonar obstrutiva cronica(DPOC)

Desenvolvimento de uma nova modalidade do teste Shuttle para pacientes portadores de doenca pulmonar obstrutiva cronica(DPOC)

Autor Rosa, Fernanda Warken Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Introdução: 0 teste shuttle (SWT) e utilizado para avaliar a tolerancia ao exercicio em pacientes com DPOC.E um teste incremental, aproxima-se de um teste maximo realizado em esteira ou bicicleta, e mais simples e requer menor custo, podendo ser realizado em qualquer superficie plana com 10 metros (um shuttle) de distancia. A velocidade e progressiva e imposta por um sinal sonoro. Objetivo: Desenvolver um teste shuttle modificado - shuttle passo-a-passo (SWTpp), aonde a velocidade e imposta a cada passo por um sinal sonoro, facilitando a realizacao deste tipo de avaliacao. Metodos: 24 pacientes (idade: 67,8 n 7,5 anos; VEF1: 48,6 n 20,9 por cento; IMC: 24,2 n 4,2 kg /M2) foram submetidos a dois SWTpp e um convencional (SWT). Destes, 7 realizaram os testes com medida direta de V02 (K4b2 Cosmed portatil por telemetria). Frequencias cardiaca (FC) e respiratoria (f), duplo produto (DP), pressao arterial (PAS e PAD), Sp02 e percepcao de esforco e dispneia pela escala de Borg foram avaliadas no repouso e exercicio maximo. Resultados: A reprodutibilidade das distancias percorridas entre os dois SWTpp foi analisada pelo coeficiente de correlacao intraclasse, com a = 0,95. Houve uma excelente correlacao entre a distancia percorrida e o V02Pico no SWTpp (r = 0,85; p = 0,03). A distancia percorrida e o V02Pico no SWTpp foram maiores do que no SWT (em media, 32 metros @ 3 shuttles; p < 0,0001; e 2,83 ml/kg/min; p = 0,05). Conclusao: Com o SWTpp os pacientes apresentaram melhor desempenho, parecendo haver melhor compreensao dos mesmos para este tipo de avaliacao.0 SWTpp e reprodutivel
Palavra-chave Pneumopatias Obstrutivas
Aptidão Física
Tolerância ao Exercício
Caminhada
Idioma Português
Data de publicação 2003
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2003. 78 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 78 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/24651

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta