O papel da Pós-graduação lato sensu na capacitação para a prática do profissional fisioterapeuta

O papel da Pós-graduação lato sensu na capacitação para a prática do profissional fisioterapeuta

Título alternativo The paper of postgraduate training in the broad sense for the practice of professional physiotherapist
Autor Dorça, Alessandra Carneiro Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Iochida, Lucia Christina Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde – São Paulo
Resumo Esta pesquisa buscou analisar o papel da pós-graduação lato sensu na prática profissional do fisioterapeuta na cidade de Goiânia, enfocando a formação de competência técnica e cognitiva. Foi realizado um estudo quali-quantitativo com uso de questionário semi-estruturado contendo os eixos: o perfil dos egressos, a formação de competência técnica e cognitiva, a relação com o mercado de trabalho e as expectativas dos egressos em relação à pós-graduação lato sensu. Foram analisados 46 questionários respondidos pelos egressos dos cursos de pósgradua ção lato sensu que realizaram o curso no período de 2000 a 2004 e que trabalhavam na cidade no período da coleta. A maioria dos egressos encontrava-se na faixa etária de 20 a 30 anos, era do sexo feminino (78%), concluiu a graduação entre 2001 e 2004 em instituições particulares ou estaduais, nas áreas de conhecimento de fisioterapia hospitalar e neurológica, realizou a especialização entre um e cinco anos após formados e trabalhava em hospitais. Em relação à competência técnica, foi observado que a especialização contribuiu para o aprendizado e aprimoramento de novas técnicas, para melhorar a capacidade de realizar exame físico, diagnóstico e tratamento diferenciado. Quanto à competência cognitiva, observou-se aprimoramento do raciocínio clínico, diminuição das incertezas e inseguranças e melhora da capacidade de comunicação multiprofissional. Verificou-se que a maioria dos egressos percebeu um ganho de crescimento profissional após a especialização. No tocante ao mercado de trabalho, observou-se que ocorreram mudanças de cargo ou promoção com a nova titulação e que apareceram mais oportunidades de emprego, incluindo a docência universitária, porém, a remuneração não se diferenciou. Em relação às expectativas quanto ao curso e aos motivos que os levaram a fazer pós-graduação, a maioria das respostas direcionou o ganho de conhecimento teórico, prático e científico e, também, novas oportunidades de emprego. Para a maioria, as expectativas referentes ao curso foram cumpridas. Dentre os pontos positivos, foram mencionados a presença de ótimos professores, compromissados com a proposta de ensino e, como pontos negativos, a falta de prática na especialização e o sistema de aula mensal, que tornaram o curso cansativo.

The present study aimed to show the role of graduate school (lato sensu) on the practice of the physical therapists working in the city of Goiania, state of Goiás, Brazil. The focus was their education focusing on the aspects of knowledge acquisition and technical competence. To achieve these goals the study was designed to have both qualitative and quantitative approaches, using a semistructured questionnaire to obtain data on the profile of the alumni, their cognitive and technical competence, their acquisitions on the job market and their expectations. The research subjects were 46 alumni of lato sensu courses who graduated between the years 2000 and 2004. Results: Most of them had ages between 20 and 30 years, 78% were females, and specialized in hospital and neurological areas. The lato sensu courses were done from one to five years after graduation, and most of the professionals worked at hospitals. According to the subjects, the course contributed for their learning and enhanced their technical competence. They also stated that their confidence was improved by the courses, and that they feel more comfortable working and communicating in multiprofessional environments and teams. Concerning job opportunities, most of the subjects reported more recognition and the appearance of new job opportunities; many were invited for teaching positions, at local universities. But there were no pay rises, in the same function. As for their motivation and expectations to pursue the graduate course, most reported the need to complement their knowledge, in theory and mainly in practice, that is, according to most, insufficient during the undergraduate years. The belief that they would have new job and career opportunities was also manifested. The majority of subjects declared that their expectations were satisfied, and that one major contributor was the quality of the courses and teachers. Some considered the courses to be very intense and tiresome.
Assunto Fisioterapia/história
Educação Superior
Brasil
Educação de Pós-graduação
Competência Profissional
Idioma Português
Data 2007
Publicado em DORÇA, Alessandra Carneiro. O papel da Pós-graduação lato sensu na capacitação para a prática do profissional fisioterapeuta. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2007.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 121 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/24312

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