Processamento auditivo e estressores familiares em indivíduos com dificuldades escolares

Processamento auditivo e estressores familiares em indivíduos com dificuldades escolares

Título alternativo Auditory processing and familiar stressors in individuals with school problems
Autor Lemos, Stela Maris Aguiar Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Pereira, Liliane Desgualdo Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Objetivo: Verificar a processamento neurológico da informação auditiva e sua possível associação com queixas de estresse familiar em indivíduos atendidos no Ambulatório de Dificuldades Escolares do Programa de Integração Docente Assistencial da UNIFESP. Métodos: Foi realizado um estudo retrospectivo transversal de 76 prontuários de escolares na faixa etária de 7 a 14 anos, sendo 21 do sexo feminino e 55 do sexo masculino. Foram analisados os dados do desempenho nos testes comportamentais auditivos, por tipo de estímulo, verbal ou não-verbal, por tarefa, monótica au dicótica e por mecanismo fisiológico auditivo, discriminação de sons em seqüência e atenção seletiva; por ocorrência de queixas de estresse familiar e de queixas fonoaudiológicas. Foram considerados para a estudo as testes de localização sonora, memória seqüêncial para sons verbais e não-verbais, dicótico de dígitos, dicótico não-verbal, dissílabos alternados - SSW, e de fala com ruído. Os estressores familiares considerados foram doença grave na família, hospitalização, criminalidade, violência, suicídio, desemprego e piora de renda e ausência de suporte social. Para análise das respostas do processamento auditivo e dos dados de história estabelecemos critérios qualitativos. A ferramenta estatística utilizada foi a análise de agrupamento, ou análise de conglomerados ou clusters com método de ligação simples. Para a estudo da correlação entre processamento auditivo e estresse agrupamos as sujeitos segundo a presença ou ausência de queixas de situações de estresse e quanto a adequação ou inadequação nos testes, tendo como referência a tipo de estímulo e as mecanismos fisiológicos auditivos. Para analisar a associação entre inadequação do processamento auditivo e estressores foi utilizado a Teste Exato de Fisher para independência entre variáveis. Resultados: Para formação e análise dos clusters foi utilizado 0 nível de similaridade de 80 por cento entre os indivíduos e 0 desempenho no processamento e sua correlação com os dados da história de vida. No estudo dos testes comportamentais auditivos por tipo de estímulo o desempenho da população estudada foi pior com estímulo verbal. Além disso, as indivíduos com as piores desempenhos em testes verbais, exceto teste de fala com ruído, e as com melhores desempenhos nos testes não-verbais apresentaram 0 estressor desemprego. Em relação ao mecanismo fisiológico auditivo de atenção seletiva foi observado que quando 0 estímulo distrator foi a ruído e a tarefa monótica, a desempenho foi melhor do que quando 0 estímulo competitivo foi fala e a tarefa dicótica. No estudo dos testes comportamentais auditivos com tarefa dicótica houve muita variação quanta ao número e ao tipo de estressores nos diferentes desempenhos. Não houve associação estatisticamente significante entre inadequação do processamento auditivo e queixas de situações de estresse familiar. Assim, crianças e adolescentes com presença de distúrbios da comunicação e estressores familiares em sua história de vida, devem ser avaliados quanta ao seu comportamento auditivo. Conclusão: Os dados revelaram uma co-ocorrência de estressores familiares e inadequação do processamento auditivo em indivíduos com dificuldades escolares sem associação estatisticamente significante..
Palavra-chave Percepção auditiva
Audição
Estresse fisiológico
Transtornos da comunicação
Idioma Português
Data de publicação 2007
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2007. 162 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 162 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/24256

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