O impacto do programa de treinamento em suporte nutricional do profissional recém-admitido no serviço de enfermagem: modelo sistematizado de avaliação

O impacto do programa de treinamento em suporte nutricional do profissional recém-admitido no serviço de enfermagem: modelo sistematizado de avaliação

Alternative title The impact of the training program on nutritional support for the newly hired nursing professional: systematized assessment model
Author Borges, Mirela Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Nicoletti, Sergio José Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Ensino em Ciências da Saúde – São Paulo
Abstract Avaliar o impacto dos treinamentos nas organizações de saúde é fundamental para o seu aperfeiçoamento constante, tentando garantir que o conhecimento adquirido pelos profissionais seja transferido para o ambiente de trabalho e transformado em ações e resultados efetivos para a organização. Com base nisso, este estudo objetivou identificar os fatores determinantes do impacto de um treinamento em Suporte Nutricional, no trabalho, visando contribuir para o aprimoramento do processo de planejamento e avaliação do programa de treinamento de profissionais de enfermagem recém-admitidos no hospital RBAPB–SP. Trata-se de um estudo transversal correlacional e descritivo, de natureza quantitativa. Os dados foram obtidos mediante questionário estruturado desenvolvido e validado pela pesquisadora Abbad (1999) denominado “Modelo de Avaliação do Impacto do Treinamento no Trabalho – IMPACT”. Este questionário foi aplicado a 114 profissionais de enfermagem admitidos nos anos 2006 e 2007, onde incluía enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem. Foram realizadas análises descritivas para caracterizar a amostra em estudo e o instrumento utilizado. Também foram realizadas análises de regressão linear múltipla para avaliar as correlações entre as variáveis independentes: suporte organizacional, suporte de transferência e características da clientela com a variável dependente impacto do treinamento no trabalho considerando a percepção dos treinandos, e, além disso, identificar os fatores determinantes do impacto do treinamento no trabalho. Os resultados mostraram que os egressos do treinamento Suporte Nutricional percebem impacto positivo do treinamento no trabalho e que apenas os componentes “Suporte Organizacional” e “Suporte de Transferência” foram os fatores significativamente determinantes de variações nos escores do “Impacto do Treinamento”. Conclui-se que, os ambientes pré e pós-treinamento são sem duvida, componentes críticos que afetam a eficácia de programas instrucionais. Como produto final é proposta a inclusão da escala de “Impacto de Treinamento no Trabalho” ao programa de capacitação dos enfermeiros recém-admitidos da RBAPB-SP, no intuito de avaliar sistematicamente se os egressos do treinamento estão utilizando freqüentemente, no trabalho, os conhecimentos adquiridos, diminuindo erros e melhorando a qualidade do desempenho.

The assessment of the impact of the training sessions on health organizations is essential to their ongoing enhancement as it attempts to ensure that the knowledge gained by the Professional is conveyed to the working environment and translates the actions into effective results. Accordingly, this study aimed at identifying the determining factors of the impact of a Nutritional Support training session on the job as a means to improve the process to plan and assess the training program of the newly hired nursing professionals at the RBAPB–SP hospital. It is a descriptive and correlational transversal study of quantitative nature. The data was collected by means of a questionnaire developed and validate by the researcher Abbad (1999) entitled “Assessment Model of the Impact on the Training Session on the Job – IMPACT”. These questions were asked to 114 nursing professionals in 2006 and 2007 addressing nurses, nursing technicians, and nursing aides. Descriptive analyses were effected to characterize the sample being studied and the instrument used. Multiple linear regression analyses were also performed to assess the correlations among the independent variables: organizational support, transfer support and the characteristics of the patients with the dependent variable, the impact of the training session on the job taking into account the perception of the trainees as well as the identification of the determining factors of the impact of the training session on the job. The results proved that those who concluded the Nutritional Support training session realized its positive impact on the job and that only the “Organizational Support” and the “Transfer Support” were the most significant determining factors of the variations on the “Training Impact” scores. The conclusion reached was that the environments prior to the training sessions and those subsequent to it are undoubtedly critical components tat affect the effectiveness of the instructional programs. Finally, the proposal pout forward was to include the “Impact of the Training Session on the Job” scale in the program to qualify the newly hired nurses at the RBAPB-SP hospital with the purpose of systematically assess whether those who concluded the session are applying the knowledge gained, reducing the errors, and improving the performance quality at work.
Keywords Educação Alimentar e Nutricional
Enfermagem
Capacitação Profissional
Language Portuguese
Date 2008
Published in BORGES, Mirela. O impacto do programa de treinamento em suporte nutricional do profissional recém-admitido no serviço de enfermagem: modelo sistematizado de avaliação. 2008. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2008.
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 120 p.
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/24218

Show full item record




File

Name: Tese-11125.pdf
Size: 4.715Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account