O estudo de caso

Título alternativo Case study: the meaning for nursing students
Autor Fonseca, Ariadne da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Espósito, Vitória Helena Cunha Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo O presente estudo visa compreender e interpretar o aprender através do mundo-vida dos alunos de Enfermagem. Pretendeu-se desvelar o saber/fazer, oculto pelo cotidiano e pelo modo de ser do aluno. O desvelar consistiu-se em buscar aquilo que se mostrou, enquanto o que foi possível de ser desvelado e ocorreu a partir de uma trajetória metodológica fundamentada na fenomenologia hermenêutica. O trabalho estruturou-se a partir das descrições dos alunos sobre o aprender Enfermagem através do Estudo de Caso. Os discursos possibilitaram conhecer os significados e o sentidos que direcionam o saber/fazer do aluno, mostrando sua vivência neste processo. Emergiram neste contexto convergências temáticas e categorias abertas que despontaram para o aprender e suas facticidades, a interdisciplinaridade, a pesquisa e a relação interpessoal, O Estudo de Caso evidenciou-se então como uma trajetória metodológica que propicia ao aluno o aprender através de sua vivência na situação do cotidiano escolar. A partir do mostrar-se do fenômeno, uma reflexão foi realizada, trazendo alguns subsídios para o repensar o aprender e o ensinar enfermagem
Palavra-chave Educação em Enfermagem
Aprendizagem
Estudantes de Enfermagem
Pesquisa em Educação de Enfermagem
Idioma Português
Data de publicação 1999
Publicado em São Paulo: [s.n.], 1999. 238 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 238 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/24103

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta