Caracterização de moléculas envolvidas no desenvolvimento de melanoma pela metodologia de Phage display

Caracterização de moléculas envolvidas no desenvolvimento de melanoma pela metodologia de Phage display

Título alternativo Characterization of molecules involved in the development of melanoma by the methodology of Phage display
Autor Araujo, Aline Madeleine Morgado de Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Lopes, Jose Daniel Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Microbiologia e imunologia - São Paulo
Resumo Melanoma é um tumor altamente metastático e invasivo que apresenta aumento na incidência de mortalidade nos últimos anos. Marcadores podem ser usados para diferenciar populações celulares não malignas de malignas, especial mente alterações de proteínas que sinalizam 0 desenvolvimento do câncer. Melan-a é uma Iinhagem imortal de melanócitos pigmentados derivada de melanoblastos da epiderme normal de embriões de camundongos C57BL. Células melan-a não formam tumores em camundongos nude ou singênicos. Foram estabelecidas em nosso laboratório células transformadas derivadas da Iinhagem não tumorigênica melan-a, obtidas após co-cultivo com linfócitos B-1. Essas células de alto potencial metastático são capazes de formar tumores subcutâneos e metástases espontâneas no pulmão, constituindo importante ferramenta para 0 estudo de proteínas envolvidas em transformação e metástase. O sistema de phage display, utilizando bacteriófagos contendo seqüências codificadas de peptídeos randômicos, permite varrer a superfície de células, tecidos ou órgãos em busca de novos marcadores moleculares. Utilizando este método além de outras abordagens, 0 objetivo deste estudo foi detectar marcadores que poderiam diferenciar populações celulares não malignas de malignas, especialmente alterações relacionadas ao câncer. Em nosso modelo, utilizando a técnica de RT-PCR semiquantitativo, demonstramos que a expressão do esqueleto proteíco de perlecam apresenta-se significativamente aumentado após a transformação maligna dos melanócitos melan-a. Células melan-a transformadas apresentam aumento na expressão de perlecam, diminuição de versicam e níveis inalterados de sindecam-4 quando comparado as células melan-a. Essas diferenças fenotípicas, que servem como marcadores adicionais podem levar a um melhor entendimento dos mecanismos celulares envolvidos no desenvolvimento do melanoma.
Palavra-chave Melanoma
Proteoglicanas
Idioma Português
Financiador Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Data de publicação 2008
Publicado em ARAUJO, Aline Madeleine Morgado de. Caracterização de moléculas envolvidas no desenvolvimento de melanoma pela metodologia de Phage display. 2008. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2008.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 103 f.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/24055

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Publico-24055.pdf
Tamanho: 1.344MB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta