Imuno-expressão de FASL, FAS, FADD, caspase 8 clivada e caspase 3 clivada em tecidos de câncer gástrico preparados em arranjo tecidual em matriz (TMA)

Imuno-expressão de FASL, FAS, FADD, caspase 8 clivada e caspase 3 clivada em tecidos de câncer gástrico preparados em arranjo tecidual em matriz (TMA)

Título alternativo Imunoespression of FasL, Fas, FADD, cleaved caspase 8 and cleaved caspase 3 in gastric cancer tissue prepared in tissues microarray (TMA)
Autor Gomes, Thiago Simao Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Oshima, Celina Tizuko Fujiyama Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Introdução: No Estado e Município de São Paulo, o câncer gástrico é a quarta neoplasia entre os pacientes do sexo masculino depois de próstata, pulmão e cólon e reto e a quinta entre o sexo feminino após mama, cólon e reto, colo do útero e pulmão. A apoptose é um mecanismo de morte celular geneticamente programado, que promove a remoção de células em tecidos normais e pode ocorrer naturalmente em certos tumores. Algumas proteínas que participam da apoptose pela via extrínseca não estão completamente esclarecidas no câncer gástrico. Objetivos: Avaliar a imuno-expressão de FasL, Fas, FADD, Caspase 8 clivada e Caspase 3 clivada em tecidos de câncer gástrico preparados em arranjo tecidual em matriz (TMA) e correlacionar os resultados imuno-histoquímicos com as variáveis clínicas dos pacientes e morfológicos do tumor.Casuística e métodos: Tecido neoplásico e mucosa normal adjacente de 87 pacientes com adenocarcinoma gástrico foram estudados, retrospectivamente. Após a análise do laudo anatomo-patológico, as expressões das proteínas FasL, Fas, FADD, Caspase 8 clívada e Caspase 3 clivada foram avaliadas pelo método imuno-histoquímico. Resultados: Dos 87 pacientes, 51 eram homens e 36 mulheres. A idade média foi de, aproximadamente, 62 anos. Segundo a classificação de Lauren, 68% dos tumores (59) eram do tipo intestinal e 32,2% (28), do tipo difuso. Os tecidos tumorais foram positivos para FasL em 66,7%, para Fas em 52,8%, para FADD em 67,4%, para Caspase 8 clivada em 27,9% e para Caspase 3 clivada em 33,7%. Tecidos normais adjacente foram positivos para FasL em 90,6%, para Fas em 52,4%, para FADD em 82,3%, para Caspase 8 clivada em 37,7% e para Caspase 3 clivada em 8,3%. A análise estatística mostrou que os resultados da imunoexpressão de FasL, FADD, Caspase 8 clilvada e Caspase 3 clivada em tecidos tumorais foram estatisticamente diferente em relação ao tipo histológico de Lauren (p=O,013), (p<0,0001), (p=O,032) e (p=O,044) respectivamente. A proteína Caspase 8 clivada mostrou diferença estatística em relação ao estádio clínico dos pacientes (p=0,031). Não houve relação entre os outros marcadores com o sexo, idade, estádio clínico dos pacientes, tamanho do tumor, tipo histológico dos tumores e a sobrevida. Os resultados da imunoexpressão de FADD em tecidos normais foi ...(au).
Palavra-chave Neoplasias gástricas
Imuno-histoquímica
Apoptose
Idioma Português
Data de publicação 2008
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2008. 94 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 94 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/24032

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta