Desenvolvimento da linguagem de crianças nascidas pré-termo com peso abaixo de 2000g na primeira infância

Desenvolvimento da linguagem de crianças nascidas pré-termo com peso abaixo de 2000g na primeira infância

Título alternativo Language development in preterm children weighting loss than 2000g in the first infancy
Autor Isotani, Selma Mie Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Perissinoto, Jacy Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Objetivo: Analisar 0 desenvolvimento da Linguagem, nos aspectos de emissão e recepção, de crianças nascidas pré-termo e de baixo peso nos três primeiros anos de vida, acompanhadas desde 0 nascimento. Método: A amostra foi constituída por dois grupos com idades entre 5 e 36 meses: 1) Alto Risco biológico (AR) para alteração do desenvolvimento da Linguagem, composto por 84 protocolos de crianças de ambos os sexos, nascidas pré-termo e de peso inferior a 2000 gramas, atendidas no Programa de Acompanhamento Multidisciplinar de Prematuros na Casa do Prematuro - UNIFESP. 2) Baixo Risco biológico (BR), composto par 57 crianças de pré-escola, sem queixas quanto ao desenvolvimento, nascidas a termo. 0 instrumento utilizado para avaliação da Linguagem foi 0 PLS-3 - Preschool Language Scale 3. A análise dos resultados foi realizada em duas etapas. Na primeira, foram considerados os resultados obtidos na comparação entre os grupos AR e BR, referentes ao desempenho e a realização dos comportamentos do PLS-3 esperados para a faixa etária estudada; e na segunda, 0 desempenho do grupo AR, em relação as condições de nascimento e circunstanciais. Resultados: 0 grupo BR obteve escore padrão estatisticamente maior do que 0 grupo AR. Houve correlação positiva entre pontuação bruta obtida pelos grupos e idade cronológica e corrigida. Quando comparados os grupos par faixa etária, houve diferença estatisticamente significante com melhor desempenho pelo grupo BR, considerando-se o escore bruto na faixa etaria de 24 a 36 meses, e considerando-se 0 escore padrão na primeira (4 a 12 meses) e terceira (24 a 36 meses) faixas etárias, tanto na recepção quanta na expressão da linguagem e consequentemente no teste total. Ao se considerar a correção da idade, houve diferença de desempenhos na pontuação bruta, na expressão da linguagem na primeira faixa etária, com melhor desempenho do grupo AR, e na terceira faixa etária, com melhor desempenho do grupo BR. Ao se considerar 0 desempenho em cada um dos comportamentos do PLS-3, foi observada diferença na freqüência daqueles relacionados as áreas de estrutura e habilidades de integração de pensamento, na recepção e das áreas de precursores da linguagem, semântica e estrutura, na expressão da linguagem na terceira faixa etária, mesmo com a correção da idade do grupo AR, sendo melhor 0 desempenho do grupo BR. Houve associação positiva entre desempenho em escore padrão do grupo AR e 0 resultado da avaliação do desenvolvimento pelo Denver II, tanto em recepção como em expressão e no teste total do PLS-3. As variáveis de maior relevância no desempenho de linguagem foram, escolaridade materna, nível s6cio econômico e resultado da avaliação de desenvolvimento pelo Denver II. Conclusões: 0 desenvolvimento de linguagem de crianças nascidas pré-termo com peso inferior a 2000g, acompanhadas em Programa Multidisciplinar, difere do de crianças nascidas a termo principalmente no terceiro ano de vida, considerando-se a idade cronológica. A diferença entre os grupos mantém-se somente no nível de expressão, no terceiro ano de vida, ao se considerar a idade corrigida..
Palavra-chave Desenvolvimento da linguagem
Linguagem infantil
Transtornos do desenvolvimento da linguagem
Grupos de risco
Testes de linguagem
Idioma Português
Data de publicação 2008
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2008. 218 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 218 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23941

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta