Associação entre estado nutricional e pressão arterial em pré-adolescentes e adolescentes com déficit de estatura

Associação entre estado nutricional e pressão arterial em pré-adolescentes e adolescentes com déficit de estatura

Título alternativo Association between nutriyional status and blood pressure in pre-adolescents and adolescents with deficit of stature
Autor Clemente, Ana Paula Grotti Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Sawaya, Ana Lydia Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Medicina (endocrinologia clínica) – São Paulo
Resumo Objetivo: Investigar a associação entre estado nutricional e pressão arterial, em pré- adolescentes e adolescentes, com déficit de estatura e estatura normal de ambos os sexos, em diferentes estados nutricionais. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, cuja população é constituída por uma amostra de pré-adolescentes e adolescentes de ambos os sexos (n=87), de baixa renda, moradores da zona sul do município de São Paulo, divididos em 2 grupos com estatura normal e déficit de estatura. Os grupos foram selecionados da seguinte forma: indivíduos com déficit de estatura e baixo peso ou sobrepeso; com estatura normal e peso normal ou sobrepeso. Foram levantadas as informações: 1) condição sócio-econômica, obtida por um questionário padrão; 2) estado nutricional, mensurado através de antropometria (peso, estatura, circunferência da cintura); 3) composição corporal, avaliada por bioimpedância e DEXA; 4) pressão arterial; 5) consumo alimentar, avaliado por recordatório de 24 horas. Resultados: Participaram deste estudo 41 indivíduos com déficit de estatura e 46 indivíduos com estatura normal. Entre os meninos com déficit de estatura foi verificado menor média de peso e IMC e maior média de idade. Nas meninas não houve diferença entre os grupos de estatura. Não houve diferença significante de composição corporal nos 2 grupos de estatura. Verificou-se aumento de prevalência de hipertensão no grupo de indivíduos com déficit de estatura/ sobrepeso quando comparado com o grupo estatura normal/sobrepeso. A pressão arterial sistólica mostrou-se mais fortemente associada com massa magra em termos absolutos, gordura corporal e IMC no grupo com déficit de estatura. O grupo com estatura normal mostrou associações fracas, mas significantes entre pressão sistólica e gordura corporal em termos absolutos e IMC. A ingestão de ferro, zinco e vit. C foram menores no grupo com déficit de estatura em relação ao grupo com estatura normal. Conclusões: 1. A condição sócio-econômica dos pré-adolescentes e adolescentes investigados encontra-se abaixo da média do município de São Paulo. 2. Foi verificado coexistência de desnutrição e sobrepeso na população estudada. 3. O aumento do IMC ocasiona uma maior prevalência de hipertensão nos pré-adolescentes e adolescentes com déficit de estatura, e uma associação mais forte com pressão arterial sistólica. 4. Não foi verificada diferença na composição corporal entre o grupo com déficit de estatura e estatura normal, quando utilizado ponte de corte para classificação de desnutrição leve (déficit de estatura: < -1 z-escore E/I). 5. Foi encontrada diferença no consumo de ferro, zinco e vitamina A, e na adequação do consumo energético nos dois grupos de estatura investigados neste estudo. O grupo com déficit de estatura apresentou valores menores de consumo para essas variáveis.
Palavra-chave Adolescente
Pressão arterial
Estado nutricional
Sobrepeso
Estatura
Idioma Português
Financiador Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Data de publicação 2008
Publicado em CLEMENTE, Ana Paula Grotti. Associação entre estado nutricional e pressão arterial em pré-adolescentes e adolescentes com déficit de estatura. 2008. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2008.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 75 f.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23903

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Publico-23903.pdf
Tamanho: 273.6KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta