Apoptose nas células mióides peritubulares: uma possível relação com as alterações do epitélio seminífero em ratos imunossuprimidos com tacrolimus (FK-506)

Apoptose nas células mióides peritubulares: uma possível relação com as alterações do epitélio seminífero em ratos imunossuprimidos com tacrolimus (FK-506)

Título alternativo Apoptosis in the peritubular myoid cells: a possible relation to alterations in the seminiferous epitheliumof Tracrolimus (FK-506) immunossupressive-rats
Autor Caneguim, Breno Henrique Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Sasso-Cerri, Estela Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Introdução: Tacrolimus (FK-506) é um potente imunossupressor, amplamente utilizado na prática clínica em pacientes com transplantes, que inibe a ativação dos linfócitos- T via inibição da calcineurina. Estudos têm demonstrado redução no número e na mobilidade dos espermatozóides de ratos tratados com FK-506. Objetivo: Neste estudo, foi proposto avaliar o efeito do tacrolimus na histoarquitetura dos túbulos seminíferos de ratos. Material e Métodos: Foram utilizados 20 ratos com 32 dias idade, os quais foram distribuídos em 4 grupos: 2 grupos controles (C-30 e C-60) e 2 grupos tacrolimus (T-30 e T-60), contendo S­animais cada. Os ratos dos grupos T-30 e T-60 receberam injeções subcutâneas diárias de FK-506 (1 mg/kg) durante 30 e 60 dias, respectivamente; os animais dos grupos C-30 e C-60 receberam doses equivalentes de salina. Os testículos direitos e esquerdos foram, respectivamente, coletados, pesados, fixados em líquido de Bouin e em formaldeído 4% e processados para inclusão em parafina e em historesina. Em 100 secções transversais de túbulos seminíferos/animal, coradas pela H.E., foram obtidas: as áreas tubulares total e epitelial, o número de células peritubulares e a freqüência de túbulos seminíferos de acordo com a área e com o estágio do ciclo do epitélio seminífero. Alguns cortes foram submetidos ao método do PAS para a análise da membrana basal. Os cortes em parafina foram submetidos ao método do TUNEL para a detecção de morte celular nas células peritubulares. Alguns fragmentos testiculares foram processados para microscopia eletrônica de transmissão (MET) a fim de verificar as alterações no tecido peritubular. Resultados: Nos animais dos grupos T-30 e T-60 houve um aumento significante do peso testicular relativo, devido à redução do peso corporal. As secções testiculares dos animais imunossuprimidos apresentaram túbulos seminíferos com forma irregular, desorganização epitelial, luz tubular preenchida por células descamadas e diminuição das camadas de células germinativas. Além disso, alguns túbulos mostraram tecido peritubular mal-definido, pregueado e negativo ao PAS. As células peritubulares apresentaram núcleo elíptic%vóide com cromatina condensada perifericamente; em algumas porções do tecido peritubular, estas células não foram encontradas. Os resultados morfométricos mostraram que as áreas tubulares total e epitelial reduziram significantemente nos animais T-30 e T-60. Esta redução ocorreu devido à diminuição da freqüência dos túbulos grandes (115x10\Jm2 a 147x10\,m2)...(au)
Palavra-chave Tacrolimo
Testículo
Apoptose
Idioma Português
Data de publicação 2008
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2008. 83 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 83 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23886

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta