A dimensão didático-pedagógica na formação de docentes da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - EAP-APCD Central

A dimensão didático-pedagógica na formação de docentes da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - EAP-APCD Central

Título alternativo The didatic and pedagogical dimentions within the tutoting formation of dental educators at the main School of Continuing Education of the Paulista Association of Dental Surgeons
Autor Wright, Denise Allison Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Batista, Sylvia Helena Souza da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde – São Paulo
Resumo O presente estudo se propoe analisar a formacao de professores que ministram cursos de aperfeicoamento profissional em Odontologia na Escola de Aperfeicoamento Profissional da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas em sua unidade Central (EAP-APCD Central), identificando a dimensao didatico-¬pedagogica nessa formacao. 0 referencial teorico adotado privilegiou um dialogo com dimensoes historicas da Odontologia e do ensino odontologico, procurando nesse percurso destacar a importancia da formacao docente como um processo reflexivo. A metodologia abrangeu como sujeitos 60 professores que ministravam cursos de aperfeicoamento na EAP-APCD Central durante o primeiro semestre de 2005. 0 processo de coleta de dados foi realizado por meio de um questionario semi-estruturado, e o processo de analise dos dados buscou apreender significados tendo como referencia a analise tematica. A discussao dos resultados permite identificar, no ambito do perfil, um numero similar de professores do sexo feminino e masculino, sendo que 70 por cento atuam na profissao docente ha mais de dez anos. Quanto a titulacao, significativo e o numero de especialistas, mestres e doutores. As concepcoes sobre didatica e pedagogia apreendidas apresentam fortes tracos de transicao entre um olhar ainda centrado na forma tradicional e uma perspectiva que compreende a docencia como uma pratica social que envolve a construcao do conhecimento. As experiencias formativas apresentam-se como relevantes, sejam elas construidas nos cursos de Pós-graduação stricto sensu, no exercicio docente, na observacao de professores mais experientes. As lacunas didaticas relatadas pelos professores revelam a necessidade de ampliar e aprimorar espacos formativos para a docencia universitaria em Odontologia

The purpose of the present study is to analyze the training of dentistry teachers that minister courses of continuing education at the main School of Continuing Education of The Paulista Association of Dental Surgeons, identifying through this investigation the didactic and pedagogical dimension in this tutoring formation. The theoretical conceptions adopted privileged the historical and learning dimensions of dentistry, aiming to highlight the importance of focusing the teacher`s development as a reflecting process. The study involved 60 teachers that ministered courses during the first semester of 2005. The subjects answered a semi-structured questionnaire. In search of significance, the data treatment was then guided by thematic analysis. In relation to the profile aspects, the discussion of the results identifies a similar number of male and female teachers, of which, 70% work in the field for over ten years. As to aspects referring to levels of education, the study acknowledges a great number of professionals that hold specialists degrees as well as masters and PhD degrees. The research draws attention to the fact that the conceptions of didactics and pedagogy captured sign a transition from the traditional model that emphasizes technique and the transmission of information to a perspective that comprehends teaching dentistry as a social practice engaged with the construction of knowledge. The teaching formation process is held as relevant whether constructed in a post-graduating course scenario, in the exercise of routine teaching or through the observation of more experienced teachers. The didactics deficiencies pointed out by the subjects reveal the necessity to amplify and enhance learning spaces for the professional development of dental teachers.
Palavra-chave Docentes
Odontologia
Idioma Português
Data de publicação 2007
Publicado em WRIGHT, Denise Allison. A dimensão didático-pedagógica na formação de docentes da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. 2007. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2007.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 97 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23602

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Tese-10499.pdf
Tamanho: 493.8KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta