A dimensao didatico-pedagogica na formacao de docentes da Escola de Aperfeicoamento Profissional da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas - EAP-APCD Central

A dimensao didatico-pedagogica na formacao de docentes da Escola de Aperfeicoamento Profissional da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas - EAP-APCD Central

Título alternativo The didatic and pedagogical dimentions within the tutoting formation of dental educators at the main School of Continuing Education of the Paulista Association of Dental Surgeons
Autor Wright, Denise Allison Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo O presente estudo se propoe analisar a formacao de professores que ministram cursos de aperfeicoamento profissional em Odontologia na Escola de Aperfeicoamento Profissional da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas em sua unidade Central (EAP-APCD Central), identificando a dimensao didatico-¬pedagogica nessa formacao. 0 referencial teorico adotado privilegiou um dialogo com dimensoes historicas da Odontologia e do ensino odontologico, procurando nesse percurso destacar a importancia da formacao docente como um processo reflexivo. A metodologia abrangeu como sujeitos 60 professores que ministravam cursos de aperfeicoamento na EAP-APCD Central durante o primeiro semestre de 2005. 0 processo de coleta de dados foi realizado por meio de um questionario semi-estruturado, e o processo de analise dos dados buscou apreender significados tendo como referencia a analise tematica. A discussao dos resultados permite identificar, no ambito do perfil, um numero similar de professores do sexo feminino e masculino, sendo que 70 por cento atuam na profissao docente ha mais de dez anos. Quanto a titulacao, significativo e o numero de especialistas, mestres e doutores. As concepcoes sobre didatica e pedagogia apreendidas apresentam fortes tracos de transicao entre um olhar ainda centrado na forma tradicional e uma perspectiva que compreende a docencia como uma pratica social que envolve a construcao do conhecimento. As experiencias formativas apresentam-se como relevantes, sejam elas construidas nos cursos de Pós-graduação stricto sensu, no exercicio docente, na observacao de professores mais experientes. As lacunas didaticas relatadas pelos professores revelam a necessidade de ampliar e aprimorar espacos formativos para a docencia universitaria em Odontologia
Palavra-chave Docentes
Odontologia
Idioma Português
Data de publicação 2007
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2007. 97 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 97 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23602

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta