Efeito da acupuntura nos sintomas de ansiedade e depressão e nos parâmetros fisiológicos de voluntários adultos

Efeito da acupuntura nos sintomas de ansiedade e depressão e nos parâmetros fisiológicos de voluntários adultos

Título alternativo Effects of acupunture on anxiety and deoression symptom and physiological parameters of adult volunteers
Autor Guimaraes, Claudia Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Leite, Jose Roberto Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Psicobiologia – São Paulo
Resumo A ansiedade e um dos sintomas psíquicos mais difundidos na época atual chamada "a era da ansiedade" e frequentemente esta associada ao estresse e a depressão, considerada atualmente "0 mal do século". Os sinais e os sintomas associados a estas entidades desencadeiam alterações psicofisiológicas que muitas vezes requerem tratamento por provocarem no indivíduo prejuízo no seu bem estar e também em seu desempenho sócio-ocupacional. E crescente o numero de indivíduos que procuram tratamento das mais variadas disfunções por meios "alternativos" de tratamento. As medicinas complementares tem assumido papel relevante e gradativamente vem sendo incorporadas a Medicina Ocidental. Faz-se necessário que pesquisas básicas e clínicas sejam realizadas para demonstrar os reais efeitos destas técnicas e assim possam ser mais aceitas, mais divulgadas e mais indicadas pelos profissionais de saúde. A acupuntura e uma arte milenar de tratamento que emerge como importante modalidade terapêutica. 0 propósito deste estudo e avaliar o efeito da acupuntura em voluntários adultos com queixas de ansiedade e/ou de depressão avaliados sob dois aspectos: 0 psicológico e o fisiológico. As avaliações foram feitas nos tempos pré-tratamento, 5ª, 10ª, 15ª e 20ª sessões. A avaliação psicológica foi realizada por meio de escores utilizando-se o Inventário de Ansiedade Traço-Estado de Spielberger e o Inventário de Depressão de Beck. As avaliações fisiológicas foram efetuadas por meio de registros de eletromiograma do músculo frontal e dos músculos extensores do carpo, da resposta eletrodérmica e da temperatura das mãos, utilizando-se um sistema computadorizado de monitoramento de respostas fisiol6gicas da Focused Technology, modele F-1000. Todos se submeteram a um total de vinte sessões de acupuntura, sendo duas por semana, nos seguintes pontos: CS6 (Neiguan), VC17 (Danzhong), MCP3 (Yintang), VC12 (Zhongwan), VG20 (Baihw), E36 (ZusanIJ), BP6 (Sanyinjao), 184 (Hegu), IG11 (Ouchl) e F3 (Taichong). Os resultados mostraram diminuição nos valores de ansiedade traço e estado a partir da 15ª sessão de acupuntura e diminuição significante nos valores obtidos com o Inventário de Depressão Beck a partir da 1Oa. sessão. Em relação as variáveis fisiológicas, observou-se redução significante nos valores da condutância elétrica da pele a partir da 1Oa. sessão; diminuição da tensão dos músculos extensores do carpo a partir da 1Oa. sessão, e do músculo frontal, na 20ª. Quanto à temperatura das mãos, não houve diferença significante durante o período estudado. Esses resultados sugerem que a acupuntura aplicada nos pontos descritos reduz sintomas de ansiedade e de depressão.
Palavra-chave Acupuntura
Ansiedade
Depressão
Idioma Português
Financiador Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia (AFIP)
Data de publicação 2007
Publicado em GUIMARAES, Claudia Maria. Efeito da acupuntura nos sintomas de ansiedade e depressão e nos parâmetros fisiológicos de voluntários adultos. 2007. 95 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2007.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 95 f.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23572

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Publico-23572.pdf
Tamanho: 825.2KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta