Instrumentos de tecnologia educacional na prática didática: a ótica de docentes do ensino superior em saúde

Instrumentos de tecnologia educacional na prática didática: a ótica de docentes do ensino superior em saúde

Título alternativo Instruments of educational technology in teaching practice: the optics of graduate health teachers
Autor Dazzi, Sergio Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Maia, José Antonio Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde – São Paulo
Resumo Este trabalho buscou investigar quais instrumentos de tecnologia educacional sao mais utilizados por professores da area da Saúde e qual a relacao destes professores com aqueles instrumentos em sua pratica didatica. E um estudo exploratorio, prospectivo, e usa um enfoque qualitativo na analise dos dados. No centro estudado (CEDESS), que dispoe de praticamente toda a gama de possibilidades oferecida atualmente, os professores podem utilizar os instrumentos que acharem uteis a sua pratica de ensino, o que nao ocorre em toda a Universidade Federal de São Paulo. Trata-se, portanto, de sujeitos e local privilegiados para realizar este estudo. Apos o levantamento dos instrumentos utilizados, por meio de um questionario, foram realizadas entrevistas com os professores, com o intuito de procurar compreender a relacao que ocorre entre o profissional e o instrumento e verificar como as caracteristicas de cada instrumento sao consideradas no momento da preparacao das aulas e no momento de ministrar os conteudos. A pesquisa visou compreender a possivel ressignificacao da pratica didatica, pelo professor, em funcao do instrumento utilizado. Os resultados obtidos permitiram identificar aspectos peculiares da maneira pela qual os docentes estudados se apropriam dos Instrumentos de Tecnologia Educacional. Foi possivel perceber que atividades como oficinas de trabalho, visando familiarizar ou capacitar os professores da area da Saúde no uso de tecnologias mais recentes, seriam bem recebidas entre nossos docentes
Palavra-chave Tecnologia Educacional
Ensino
Educação Superior
Idioma Português
Data de publicação 2006
Publicado em DAZZI, Sergio. Instrumentos de tecnologia educacional na prática didática: a ótica de docentes do ensino superior em saúde. 2006. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2006.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 105 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23400

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Tese-23400.pdf
Tamanho: 2.757MB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta