Recursos de enfase utilizados por individuos com e sem treinamento de vos e fala

Recursos de enfase utilizados por individuos com e sem treinamento de vos e fala

Título alternativo Emphatic accent by individuals with and without voice and speech training
Autor Borrego, Maria Cristina de Menezes Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Introdução: A voz expressa a intencao do que e dito por meio de componentes nao-¬verbais da comunicacao tais como variacao de frequencia fundamental e intensidade da voz, duracao das palavras e uso de pausas. Considerando-se que esses elementos prosodicos sao manipulados na veiculacao de sentido da fala, o objetivo desse estudo e investigar como os recursos de enfase sao utilizados por individuos com e sem treinamento de voz e fala na leitura de um texto. Metodos: Participaram do estudo 77 Individuos. O grupo treinado foi formado por 51 alunos de um curso de radialista, 33 homens e 18 mulheres, de 19 a 57 anos de idade. O grupo de individuos nao-treinados foi constituido por 26 individuos, 16 homens e 10 mulheres, de 20 a 48 anos. Foi selecionada uma noticia para leitura: Procurando reverter o cenario de crise no pais, o presidente negocia reformas com o PMDB. Lula espera sair reforcado das negociacoes. Os participantes leram o texto duas vezes e enfatizaram, a cada leitura, uma das duas palavras assinaladas: negocia e reformas. As leituras foram gravadas em dois momentos com intervalo de dois meses, correspondente ao inicio e final do curso do grupo treinado, e submetidas a analise perceptivo-auditiva da ocorrencia, avaliacao e forma de utilizacao da enfase; identificacao visual do tracado espectrografico para a delimitacao das pausas e analise acustica da duracao e frequencia fundamental das palavras enfatizadas (programa PRAAT). Testes estatisticos foram aplicados para analisar os dados. Resultados: Na analise perceptivo-auditiva, nao houve diferenca na ocorrencia e forma de utilizacao da enfase. Quanto a avaliacao, o grupo treinado foi melhor avaliado (6,14) quando comparado ao grupo nao-treinado (3,93). A utilizacao da enfase foi diferente entre as palavras estudadas, sendo que a ocorrencia de enfase em reformas foi maior (98 por cento) e melhor avaliada (6,14) quando comparada a palavra negocia (80,4 por cento I 5,31). A enfase em negocia caracterizou-se por aumento da duracao e em reformas por elevacao da intensidade. Observou-se utilizacao menor de pausas no grupo treinado (6 por cento) do que no grupo nao-treinado (57 por cento). Na analise acustica, a palavra reformas durou mais que negocia e sua duracao foi maior no grupo nao-treinado (grupo nao-treinado = 0,86s I grupo treinado = 0,79s). Quanto a frequencia fundamental, nao houve diferenca entre os momentos e os grupos estudados, sendo que a media da frequencia fundamental de negocia foi maior que reformas. Na comparacao entre as palavras, negocia foi enfatizada por elevacao da frequencia fundamental e reformas, por aumento na duracao. Conclusoes: Os participantes do grupo treinado e do grupo nao-treinado se comportaram de forma semelhante na maioria das analises, demonstrando que a utilizacao das enfases obedece as caracteristicas individuais dos falantes. O grupo treinado apresentou mais habilidade em ajustar os recursos de enfase de acordo com o tipo de texto selecionado, garantindo fluencia e distribuicao adequada de pausas na leitura. Os recursos de enfase foram empregados de maneira distinta entre as palavras enfatizadas de acordo com aspectos sintaticos e semanticos inerentes a estrutura frasal
Palavra-chave Treinamento da Voz
Qualidade da Voz
Acústica da Fala
Meios de Comunicação
Idioma Português
Data de publicação 2007
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2007. 69 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 69 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23355

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