O papel da memoria operacional na implementação de instruções verbais

O papel da memoria operacional na implementação de instruções verbais

Título alternativo The role of working memory in the implementation of verbal instructions
Autor Covre, Priscila Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Amodeo Bueno, Orlando Francisco Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Quando seguimos instrucoes devemos estabelecer e executar um programa mental para a tarefa a ser executada; mecanismos de conexao (binding) entre as caracteristicas dos estimulos e da resposta a ser dada sao necessarios nesse processo. Pouco se sabe sobre como os programas mentais sao estabelecidos na memoria operacional. Nos conduzimos 3 experimentos a fim de investigar o papel de cada componente do modelo multicomponente de memoria operacional ao implementar instrucoes novas. Utilizamos um paradigma de dupla tarefa, atraves do qual pudemos testar o efeito de uma tarefa secundaria interveniente na implementacao de instrucoes que mudavam a cada tentativa (garantindo que os estimulos das instrucoes fossem novos e nao previamente implementados). O papel da alca fonologica, do executivo central e do esboco visuoespacial foi testado a partir do uso de tres tipos de tarefas concomitantes: supressao articulatoria (Experimento 1), contagem regressiva (Experimento 2) e tarefa de memoria para padroes visuais (Experimento 3). Os principais resultados foram: nao houve efeito das tarefas concomitantes de supressao articulatoria e memoria para padroes visuais sobre a realizacao da tarefa principal; a tarefa de contagem regressiva, por sua vez, prejudicou o desempenho na tarefa principal. A alca fonologica e o esboco visuoespacial foram irrelevantes para o estabelecimento e execucao dos programas mentais, enquanto o executivo central apresentou papel relevante nesse processo. Nossos resultados nao sao conclusivos com relacao a importancia desse componente na criacao ou manutencao das conexoes estimulo-resposta. Nos discutimos que as conexoes sao criadas automaticamente mas e necessario controle atencional (executivo central) para manter os itens conectados na presenca de distracao
Palavra-chave Memória de Curto Prazo
Função Executiva
Idioma Português
Data de publicação 2013
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2013. 132 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 132 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23226

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