Ações de educação em Saúde: a perspectiva dos agentes comunitários de saúde no município de Altamira/PA

Ações de educação em Saúde: a perspectiva dos agentes comunitários de saúde no município de Altamira/PA

Título alternativo The actions of Health Education: the community health agent in the city of Altamira - Para
Autor Freitas, Lagerson Mauad Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Ruiz-Moreno, Lidia Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Ensino em ciências da saúde – São Paulo
Resumo Estudos no contexto do Sistema Unico de Saúde (SUS) podem contribuir para a superacao de barreiras, tais como o deficit de profissionais que trabalham diretamente nas acoes primarias em Saúde no ambito comunitario. A expansao da Estrategia Saúde da Familia coloca em destaque o Agente Comunitario de Saúde (ACS) na condicao de importante ator social na viabilizacao do sistema de Saúde. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as praticas de educacao em Saúde desenvolvidas pelo ACS nas equipes de Saúde da Familia, no municipio de Altamira/PA. Os objetivos especificos compreenderam conhecer o perfil socio economico do ACS, caracterizar seu trabalho em relacao as atribuicoes previstas na legislacao, identificar as necessidades de formacao do ACS, mapear as praticas educativas desenvolvidas na comunidade, identificar as facilidades/dificuldades para desenvolver as acoes educativas. Metodologia: estudo descritivo-exploratorio com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizado questionario semi-estruturado aplicado a 63 ACS do municipio de Altamira/Para; os dados foram analisados segundo o metodo de analise de conteudo u tipo tematico. A analise focalizou perfil socioeconomico, atribuicoes legais, formacao do ACS e praticas educativas desenvolvidas na comunidade. Resultados: Os dados sobre o perfil socioeconomico dos ACS evidenciaram a proximidade com o publico-alvo atendido no servico de Saúde. Os agentes atendem a maioria das atribuicoes legais previstas para seu trabalho na comunidade. As demandas de formacao referem-se a conhecimentos especificos sobre alcool e drogas e vigilancia em Saúde, procedimentos tecnicos de Saúde, comunicacao, relacionamento interpessoal, etica e identidade do ACS. As acoes educativas na comunidade compreendem palestras e visitas domiciliares. Os ACS citam um amplo leque de dificuldades para o desenvolvimento dessas acoes como: deficit na gestao/politica (curso de formacao e infraestrutura), perfil inadequado da equipe de Saúde, escassa interface com a comunidade e falta de parceria entre a secretaria de Saúde e a universidade. Como facilidades para essas acoes, expuseram: apoio dos gestores, efetiva interacao com a comunidade, e boa relacao entre os profissionais da equipe de Saúde. Conclusoes: Observa-se a importancia da normatizacao do processo de formacao do ACS de forma a oferecer subsidios para o desenvolvimento de acoes educativas dialogicas, valorizacao do relevante papel de elo do ACS entre a comunidade e a equipe de Saúde da ESF no sentido de valorizar esse profissional que ocupa um espaco estrategico nas politicas brasileiras de atencao a Saúde

Studies in the context of the Unified Health System (known as SUS) can contribute to overcoming barriers such as the deficit of professi onals who work directly in the primary health actions in the community. The expansion of t he Family Health Strategy puts emphasis on the Community Health Agent - CHA as an important social actor in the viability of the health system. The general objecti ve of this research was to analyze the practices of health education developed by CHA in t eams of the Family Health Strategy, in the city of Altamira/PA. The specific objectives ai med to know the socio-economic profile of the CHA, to characterize their work in relation to the tasks prescribed in the legislation, to identify the training needs of the CHA, mapping the educational practices developed in the community, to identify facilitator and difficul ty tasks to develop educational activities. Methodology : descriptive exploratory study with a qualitative approach. A semi- structured questionnaire was applied to 63 health a gents from Altamira - Pará for collection of data; data were analyzed according to the method of content analysis - thematic type. The analysis focused on socioeconomi c, legal duties, the ACS training and educational practices developed in the community. Results : Data on the socioeconomic profile of CHA showed the proximity to the target g roup assisted by the health service. The agents meet most of the legal duties aimed for their work in the community. The training demands refer to specific knowledge about alcohol, drugs, health surveillance, technical procedures, health communication, interpe rsonal, ethic and identity of CHA. Educational actions in the community include lectur es and home visits. The CHA refers to a wide range of difficulties for the development of such activities as: deficit in management / policy (training course and infrastructure), inad equate profile of the health team, deficient interface with the community and lack of partnershi p between the health secretary and the university. As facilitators for these actions: mana gement support, effective interaction with the community, and good relationship between the pr ofessional health team. Conclusions : it was observed the importance of regularization of the training process of these community health agents as a way to offer sub sidies for the development of dialogical educational actions, valuing the signifi cant role of CHA ́s relationship between the community and the health team of the family hea lth strategy to worth this professional who occupies a strategic place in the Brazilian pol itical health attention.
Assunto Educação em Saúde
Agentes Comunitários de Saúde
Exposições Educativas
Atenção Primária à Saúde
Idioma Português
Data 2013
Publicado em FREITAS, Lagerson Mauad. Ações de Educação em Saúde: a perspectiva dos agentes comunitários de saúde no município de Altamira/PA. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2013.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 154 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23197

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