Caracterização molecular de amostras de Streptococcus pneumoniae isolados da cidade de São Paulo: um estudo do projeto Eureqa (2002-2006)

Caracterização molecular de amostras de Streptococcus pneumoniae isolados da cidade de São Paulo: um estudo do projeto Eureqa (2002-2006)

Título alternativo Molecular Characterization of Streptococcus pneumoniae isolated in the city of São Paulo: a study of Eureqa Project (2002-2006)
Autor Koga, Paula Celia Mariko Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Pignatari, Antonio Carlos Campos Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Infectologia – São Paulo
Resumo S. pneumoniae e o principal patogeno bacteriano de pneumonia adquirida na comunidade, exacerbacao aguda de bronquites cronicas, bacteremia e meningite tanto em paises desenvolvidos como em desenvolvimento. Como os testes bioquimicos comumente usados nem sempre sao suficientes para distinguir S. pneumoniae de outras especies de estreptococos intimamente relacionadas, metodos moleculares baseados na amplificacao de genes como pneumolisina (ply), autolisina (lytA) e recentemente a deteccao do gene piaA tem sido utilizados. A construcao de arvores filogeneticas da sequencia concatenada dos genes usados para MLST, que determina a analise da sequencia de multilocus (MLSA - multilocus sequence analysis) tambem tem sido proposto como uma alternativa molecular para diferenciar pneumococos de outros estreptococos intimamente relacionados. Tecnicas moleculares de tipagem, incluindo PFGE, PCR-RT e, mais recentemente, multilocus sequency typing (MLST) estao sendo preconizadas e utilizadas em conjunto com a sorotipagem da capsula polissacaridica para determinacao da relacao genetica e disseminacao de clones intercontinentais de S. pneumoniae. O estudo teve como objetivo caracterizar molecularmente 72 amostras de S. pneumoniae provenientes de infeccoes comunitarias de pacientes avaliados no projeto EUREQA (2002-2006) por meio de tecnicas moleculares como a deteccao dos genes cpsA, piaA, lytA, ply, sequenciamento de MLSA, sorotipagem de S. pneumoniae por PCR tempo real, PFGE e MLST. Identificou-se amostras de S. pseudopneumoniae e Streptococcus nao pneumococos entre os isolados inicialmente caracterizados como S. pneumoniae. As amostras de S. pneumoniae foram sorotipadas pela tecnica de PCR em tempo real utilizando o sistema SYBR GREEN e foram encontrados os sorotipos 6B, 14, 19F e 23F. Na tipagem por PFGE foram encontrados 10 perfis clonais com predominio do perfil denominado A e MLST 557. Cinco amostras apresentaram MLST novos
Palavra-chave Streptococcus pneumoniae
Streptococcus pneumoniae/genética
Resistência Microbiana a Medicamentos
Tipagem Molecular
Infecções Pneumocócicas
Infecções Pneumocócicas/epidemiologia
Idioma Português
Data de publicação 2013
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2013. 102 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 102 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23134

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta