Estudo da osseointegração de implantes de titânio submetidos a oxidação anódica ou jateamento e ataque ácido modificado.

Estudo da osseointegração de implantes de titânio submetidos a oxidação anódica ou jateamento e ataque ácido modificado.

Título alternativo An experiental comparison of two different titanium dental implants
Autor Munhoz, Fabio Luiz Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Freitas Filho, Luiz Gonzaga de Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Cirurgia translacional – São Paulo
Resumo Objetivo: Comparar a osseointegracao dos implantes de titanio submetidos a oxidacao anodica (OA) com implantes de titanio submetidos a jateamento/ataque acido modificado (JAM) nos estagios iniciais da reparacao ossea. Metodos: Foram utilizados 15 coelhos albinos, da linhagem Nova Zelandia, machos, com idade variando de 4 a 5 meses e com peso medio de 2,5 kg. Os animais foram submetidos a intervencao cirurgica para colocacao de tres diferentes tipos de implante na tibia num total de 30 implantes sendo 10 implantes OA (oxidacao anodica), 10 implantes JAM (submetido a jateamento/ataque acido modificado) e 10 implantes U (usinado) que serviu como grupo controle. Os animais foram submetidos a eutanasia no setimo, vigesimo primeiro e quadragesimo segundo dias pos-operatorio. As tibias dos animais foram seccionadas nas extremidades com micromotor eletrico e acondicionados em formaldeido. O material foi submetido a avaliacao histomorfometrica utilizando a coloracao Stevenell Blue-Van Gieson, para avaliacao da osseointegracao atraves da determinacao do BIC (obone interface contacto) e do BA (bone areao). Para avaliacao da disposicao das fibras colagenas as amostras foram submetidas a analise de luz polarizada circular. Tres animais que foram submetidos a eutanasia no setimo dia e tres que foram submetidos a eutanasia no vigesimo u primeiro dia foram submetidos a medida do contra-torque. Resultados: O implante JAM induziu a maior formacao ossea (BIC) em todos os tempos observados. Aos 42 dias os implantes JAM e OA apresentaram um aumento da formacao de tecido osseo na area correspondente a espira do implante. Os resultados da analise de luz polarizada evidenciaram maior formacao de fibras colagenas com padrao de orientacao definido ao redor do implante JAM aos 21 dias. O valor do contra torque foi maior para o implante JAM aos 21 dias. Conclusao: Os implantes de titanio submetidos ao jateamento/ataque acido modificado apresentaram osseointegracao mais adequada nos estagios iniciais de reparacao do tecido osseo do que os implantes submetidos a oxidacao anodica e os implantes sem modificacao de superficie
Palavra-chave Osseointegração
Titânio
Implantes Dentários
Torque
Idioma Português
Data de publicação 2013
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2013. 55 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 55 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23132

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta