A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas

A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas

Alternative title Influence of schooling, age and reading and writing habits on langague abilities of adults and elderly without linguistic disorders
Author Nascimento, Tania Augusto Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Ortiz, Karin Zazo Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) – São Paulo
Abstract Objetivo: Verificar a influencia das variaveis socioculturais e demograficas: idade, escolaridade e habitos de leitura e escrita, em adultos e idosos nos processos linguisticos compreensao oral, emissao oral, compreensao escrita e emissao escrita avaliados a partir de tarefas da bateria MTL-Brasil. Metodo: Trata-se de um estudo retrospectivo em que foram analisados dados originarios da aplicacao da bateria MTL-Brasil por este ser um instrumento atual e com dados normativos para a populacao brasileira. A amostra foi constituida por 464 individuos saudaveis, divididos em dois grupos de acordo com a idade: adultos (19-59 anos) e idosos (60-75 anos); em tres grupos de acordo com a faixa de escolaridade: 5-8 anos, 9-11 anos, 12 ou mais anos de escolaridade e em dois grupos de acordo com a pontuacao obtida em um questionario especifico para verificar os habitos de leitura e escrita: 0-13: baixa frequencia de habitos de leitura e escrita e 14 ou mais: alta frequencia de habitos de leitura e escrita. Resultados: Individuos com maior escolaridade e maiores habitos de leitura e escrita apresentaram melhor desempenho nas tarefas que envolvem a compreensao oral e escrita e a emissao oral e escrita. Como variavel independente, a idade influenciou a compreensao oral. Quando analisou-se a idade como covariante, ela mostrou-se significativa para os processos compreensao oral e emissao escrita e nao influenciou o desempenho nos demais processos avaliados. Nao foi verificada interacao entre as variaveis. Assim como a escolaridade, o aumento dos habitos de leitura e escrita influenciou positivamente o desempenho dos individuos avaliados e hipotetizamos que ela pode exercer funcao neuroprotetora para o envelhecimento. Conclusoes: Foi verificada influencia da idade, da escolaridade e dos habitos de leitura e escrita nos processos linguisticos compreensao oral, emissao oral, compreensao escrita e emissao escrita
Keywords Humanos
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Linguagem
Efeito Idade
Escolaridade
Leitura
Humanos
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Language Portuguese
Sponsor Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Date 2014
Published in NASCIMENTO, Tânia Augusto. A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2014.
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 74 p.
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23087

Show full item record




File

Name: Tese-14308.pdf
Size: 1.317Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account