A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas

A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas

Título alternativo Influence of schooling, age and reading and writing habits on langague abilities of adults and elderly without linguistic disorders
Autor Nascimento, Tania Augusto Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Ortiz, Karin Zazo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) – São Paulo
Resumo Objetivo: Verificar a influencia das variaveis socioculturais e demograficas: idade, escolaridade e habitos de leitura e escrita, em adultos e idosos nos processos linguisticos compreensao oral, emissao oral, compreensao escrita e emissao escrita avaliados a partir de tarefas da bateria MTL-Brasil. Metodo: Trata-se de um estudo retrospectivo em que foram analisados dados originarios da aplicacao da bateria MTL-Brasil por este ser um instrumento atual e com dados normativos para a populacao brasileira. A amostra foi constituida por 464 individuos saudaveis, divididos em dois grupos de acordo com a idade: adultos (19-59 anos) e idosos (60-75 anos); em tres grupos de acordo com a faixa de escolaridade: 5-8 anos, 9-11 anos, 12 ou mais anos de escolaridade e em dois grupos de acordo com a pontuacao obtida em um questionario especifico para verificar os habitos de leitura e escrita: 0-13: baixa frequencia de habitos de leitura e escrita e 14 ou mais: alta frequencia de habitos de leitura e escrita. Resultados: Individuos com maior escolaridade e maiores habitos de leitura e escrita apresentaram melhor desempenho nas tarefas que envolvem a compreensao oral e escrita e a emissao oral e escrita. Como variavel independente, a idade influenciou a compreensao oral. Quando analisou-se a idade como covariante, ela mostrou-se significativa para os processos compreensao oral e emissao escrita e nao influenciou o desempenho nos demais processos avaliados. Nao foi verificada interacao entre as variaveis. Assim como a escolaridade, o aumento dos habitos de leitura e escrita influenciou positivamente o desempenho dos individuos avaliados e hipotetizamos que ela pode exercer funcao neuroprotetora para o envelhecimento. Conclusoes: Foi verificada influencia da idade, da escolaridade e dos habitos de leitura e escrita nos processos linguisticos compreensao oral, emissao oral, compreensao escrita e emissao escrita
Palavra-chave Humanos
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Linguagem
Efeito Idade
Escolaridade
Leitura
Humanos
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Idioma Português
Financiador Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Data de publicação 2014
Publicado em NASCIMENTO, Tânia Augusto. A influência da idade, da escolaridade e dos hábitos de leitura e escrita no desempenho de adultos e idosos saudáveis em tarefas linguísticas. 2014. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2014.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 74 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23087

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Nome: Tese-14308.pdf
Tamanho: 1.317MB
Formato: PDF
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