Estudo comparativo entre a gastrectomia total com linfadenectomia a D2 por videolaparoscopia e por via laparotômica para o tratamento do carcinoma gástrico.

Estudo comparativo entre a gastrectomia total com linfadenectomia a D2 por videolaparoscopia e por via laparotômica para o tratamento do carcinoma gástrico.

Título alternativo Comparative study betweentotalgastrectomy with D2lymphadenectomyby laparoscopy and bylaparotomy approachfor the treatment ofgastriccarcinoma
Autor Ramagem, Carlos Alexandre Garção Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Linhares, Marcelo Moura Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Ciência Cirúrgica Interdisciplinar – São Paulo
Resumo Objetivo: Demonstrar os resultados do ponto de vista clinico e anatomopatologico na avaliacao comparativa entre o tratamento cirurgico videolaparoscopico e laparotomico da gastrectomia total com linfadenectomia a D2, resseccao R0, em nosso meio e confronta-los com a literatura. Metodos: Estudo retrospectivo analisou e comparou os dados dos prontuarios dos pacientes submetidos a gastrectomia total com lindadenectomia a D2, em uma unica instituicao entre 2010 a 2013. Dos 111 pacientes, 64 (57,7%) foram submetidos a gastrectomia aberta e 47 (42,3%) a gastrectomia totalmente video-laparoscopica. Foram avaliadas variaveis relacionadas ao ato cirurgico, a evolucao pos-operatoria e a achados anatomopatologicos.Resultados: Entre as variaveis estudadas, a tecnica videolaparoscopicademosntrou um tempo cirurgico menor e um periodo para reIntrodução alimentar oral e entreral mais precoce que a cirurgia aberta com um p significante. Quanto ao numero de linfonodos dissecados, houve uma diferenca significante a favor da cirurgia aberta com p= 0,014, porem a media de linfonodos dissedos em ambos os grupos ultrapassa os 25 linfonodos preconizados pela Associacao Japonesa de Cancer Gastrico. Nao encontramos diferenca significante entre os grupos estudados no que diz respeito a idade, genero, classificacao do risco anestesiologico, tipo de cirurgia, necessidade de hemotransfusao, estadiamento, classificacao de Bormann, grau de diferenciacao, comprometimento de margens, complicacoes e obito.Conclusoes: Com base nos resultados deste estudo pudemos concluir que a gastrectomia total com linfadenectomia pela via de acesso videolaparoscopica nao demonstrou diferenca estatisticamente significante com a cirurgia aberta para o tratamento do cancer gastrico quanto a necessidade de hemotransfusao em ate 48 horas de pos-operatorio, a incidencia de complicacoes pos operatorias e a taxa de obito em ate trinta dias pos-operatorios. No entanto, a cirurgia por videolaparoscopia apresentou menor tempo cirurgico, menor tempo para a reIntrodução das dietas oral e enteral e tempo de alta menor em relacao a cirurgia convencional aberta; Quanto aos resultados anatomopatologicos, nao foram observadas diferencas entre os grupos quanto ao estadiamento, ao comprometimento de margens, a classificacao de Bormann, ao grau de diferenciacao celular, a localizacao das lesoes e ao numero de linfonodos comprometidos. Porem, foi observado um menor numero de linfonodos dissecados na cirurgia videolaparoscopica do que na cirurgia aberta. Entretanto, quando foi corrigido um possivel vies de amostragem (eliminados os casos cuja tecnica de disseccao de linfonodos tinha sido realizada com padronizacao especificamente diferente), esta diferenca nao se manteve
Palavra-chave Humanos
Gastrectomia
Neoplasias Gástricas
Excisão de Linfonodo
Laparoscopia
Humanos
Idioma Português
Data de publicação 2013
Publicado em RAMAGEM, Carlos Alexandre Garção. Estudo comparativo entre a gastrectomia total com linfadenectomia a D2 por videolaparoscopia e por via laparotômica para o tratamento do carcinoma gástrico. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2013.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 99 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23064

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Tese-14265.pdf
Tamanho: 1.652MB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta